Queridos amigos, aproveitando o embalo do mês do Carnaval, a ABRACE está trabalhando numa agenda cultural que vai oferecer oportunidades de diversão e aprendizado, para adultos e crianças.

Aguardem para a próxima semana informações sobre oficinas de música e teatro e sobre a IV Feira Cultural da ABRACE, que será dia 13 de abril.

Sabemos da importância da participação ativa da família em atividades educativo-culturais para o desenvolvimento educacional das crianças, e esse envolvimento é ainda mais significativo quando se trata de manter e cultivar vínculos dos filhos com a cultura herdada dos pais. Cientes disso, na seção Fonte de Consulta procuramos oferecer fontes de informações, dicas e sugestões de atividades para além da sala de aula.

Nesta edição, falamos sobre o ABZ do Ziraldo, programa de TV comandado pelo escritor mineiro e autor do Menino Maluquinho, sobre o jogo Eu Conto, disponível pela parceria da ABRACE com a TV Globo, e divulgamos um artigo que trata de questões fundamentais para o sucesso de programas de associações comunitárias como os da ABRACE. Aproveitem!

Por último, queremos lembrar que vocês também estarão apoiando a ABRACE ao usar o serviço de remessas do Banco do Brasil, BB Money Transfers (vejam Espaço do Patrocinador). Divulguem aos amigos, especialmente os residentes em Maryland e DC!

Nos vemos sábado, no Espaço de Convivência (sala 225)!

Abraços da ABRACE,
Ana Lúcia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de diretores:
Amauri Costa
Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza

FONTE DE CONSULTA – Dicas

Programa ABZ do Ziraldo na TV Brasil Internacional
Pé de planta tem chulé? E a boca do fogão sente fome? Essas e outras indagações estão na música Dos Pés à Cabeça, cantada por músicos jovens e talentosos nessa edição do programa, comandado por Ziraldo, que tem contação de estórias, coral Maluquinho e muitas outras atrações para crianças e jovens.

Para assistir, clique no link (ou copie-o no seu browser):
http://tvbrasil.ebc.com.br/abzdoziraldo/episodio/ziraldo-recebe-a-escritora-leny-werneck#media-youtube-1

Sobre a emissora: A TV BRASIL INTERNACIONAL é o canal da TV Pública brasileira para o exterior, destinado a divulgar a realidade econômica, política, social e cultural do Brasil para outros povos e para os milhões de brasileiros que vivem em outros países. O canal, transmitido em Língua Portuguesa, oferece ao telespectador programação que privilegia conteúdos nacionais em suas diferentes faixas: infantil, jornalismo, documentários, debates, programas culturais e relacionados ao exercício da cidadania.
As transmissões da TV Brasil Internacional tiveram início em 24 de maio de 2010, alcançam muitos países na África, América Latina, além de Japão e Portugal. Está disponível nos Estados Unidos através da DISH Network mas muitos dos programas podem se assistidos gratuitamente pelo site da TV na internet.

Jogo Eu Conto
Como integrante do projeto Aprendendo Português da TV Globo, a ABRACE dispõe de unidades do jogo Eu Conto que, além de ser utilizado em sala de aula, é ótimo recurso para reunir a família e divertir-se em português.
O jogo tem 104 cartas, divididas em cinco categorias: Ações, Objetos, Qualidades, Lugares e Personagens. O objetivo é contar uma história a partir das palavras propostas nas cartas, podendo a conclusão da história ser feita por todo o grupo ou individualmente, por escrito ou oralmente.

O jogo visa estimular a criatividade de crianças e adolescentes, motivando-as a criar e contar histórias, de maneira lúdica e divertida, além de possibilitar o desenvolvimento da cognição, da imaginação e do espírito de equipe.

Esse jogo, assim como qualquer outro produto, não pode ser comercializado pela ABRACE mas é um dos itens oferecidos como forma de agradecimento por doações feitas à associação. Quem tiver interesse em mais informações sobre o assunto pode contatar-nos pelo email abracebrasil@gmail.com.

Para saber mais sobre o jogo, clique no link:

Artigo sobre a participação da ABRACE no projeto da Globo:
http://tvglobointernacional.globo.com/avulsa.aspx?id=5646f6ac-dffa-4256-8b4e-17ee3e9fd937

FONTE DE CONSULTA – Artigo

Challenges and Needs of Community-based Heritage Language Programs and How They Are Addressed

By Center for Applied Linguistics/Alliance for the Advancement of Heritage Languages

In addition to sending their children to heritage language programs, parents can promote their children’s language development by ensuring that they speak the heritage language at home and read books in the heritage language. They can help their children with their homework and engage in other language activities at home to make up for time not spent in classes. The participation of parents as volunteers in heritage language schools can be a critical factor in the success of program. For example, in many Chinese schools, parents’ service contributes to almost all aspects of the program, including administration, teaching, and community service (Li, 2005). Thoughtful involvement of parents in planning, teaching, and celebration of cultural events can strengthen the heritage language program and its impact in the community (Compton, 2001). As suggested by King and Mackey (2007), another way for parents to help develop and maintain their children’s connections with their heritage language and culture is by exposing them to cultural organizations or clubs, which offer activities such as singing, dancing, music, and cooking. “Cultural connections can enhance language learning and can be very motivating for learners” (King & Mackey, 2007, p. 166).

Artigo completo disponível pelo link:
http://www.cal.org/heritage/pdfs/briefs/challenges-and%20needs-of-community-based-heritage-language-programs.pdf

ESPAÇO DO PATROCINADOR

Banco do Brasil – BB Remessas/BB Money Transfers
Quer um jeito rápido e seguro para enviar dinheiro ao Brasil? Consulte a BB Money Transfers, empresa do Banco do Brasil, pelo site: http://www.bbmt.com/ ou dirija-se ao representante do BB Remessas mais próximo da nossa região:

By Brazil Travel, Inc
11333 Georgia Ave
Wheaton, MD 20902
(301) 962-8275
Week Days: 9:00 AM 8:00 PM
Saturdays: 9:00 AM 8:00 PM
Sundays: 10:00 AM 4:00 PM