Queridos amigos, esperamos que vocês estejam em segurança e rodeados de muito calor humano para passar bem por essa tempestade de neve em pleno mês de março!

Como anunciamos no último boletim informativo, temos muitas novidades culturais para vocês. Estamos recomeçando as oficinas de música e teatro para crianças e os planos para a IV Feira Cultural da ABRACE estão a todo vapor!
Informações detalhadas sobre como participar desses eventos, consultem as seções Destaques deste boletim, preparadas pela Dani Silva, diretora da ABRACE e coordenadora dessas iniciativas culturais.

Como explicamos no fim do ano passado, as oficinas culturais são parte de um projeto incentivado e apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por intermédio do Consulado Geral do Brasil em Washington, DC, e por isso podem ser oferecidas gratuitamente ou com custo modesto aos participantes.

Lembramos da importância da participação ativa da família em atividades educativo-culturais para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, e esse envolvimento é ainda mais significativo quando se trata de manter e cultivar vínculos dos filhos com a cultura herdada dos pais. Portanto, aproveitem ao máximo as oportunidades que a ABRACE oferece!

Por último, uma mensagem especial do Conselho de Administração da ABRACE sobre mudanças em sua composição. Leiam!

Até sábado!

Abraços da ABRACE,
Ana Lúcia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de Administração:
Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza

DESTAQUES – Oficina de musicalizacao e teatro

Oficina de teatro
8 sessões – 16 de março a 25 de maio – Crianças de 7 a 12 anos de idade

Vamos recomeçar no dia 16 o programa de teatro para crianças que foi o maior sucesso entre a criançada no final do ano passado, sob o comando da querida Mariana Soares. Neste semestre contamos com uma grande aquisição para a família Abrace: a professora Vivian que, além de ter excelente experiência trabalhando com artes cências e de já ter trabalhado na área de educação infantil, ainda soma a experiência de ter crescido no contexto de aprendizagem do português como língua de herança. Dêem uma olhada na curta biografia dela abaixo.

Nas palavras da professora Vivian, “…dando continuidade ao trabalho iniciado pela Mariana, a inspiração para este curso é utilizar o teatro como meio de expressão e de observação para as crianças, promovendo a produção linguística em Português e a colaboração dentro de um grupo heterogêneo – por idade, origem, e fluência no português”.

Informações e inscrições:
Dia/horário: sábados, das 13h às 14h30 (1,5h cada)
Datas: 16 e 23/03; 06, 20 e 27/04; 11, 18 e 25/05.
Local: na McLean Baptist Church (antiga sede da ABRACE) em McLean. Sala: Youth Hall (subsolo)
Custo da oficina: U$15/aula ou U$100.00 pelas 8 sessões.
Pagamento: pode ser feito no primeiro encontro, dia 16. Mais detalhes serão informados aos inscritos na próxima semana.

Como se inscrever: a partir de amanhã, 07 de março, preencher o formulário de inscrição (um por aluno), disponível na página central do website da ABRACE, mesmo para aqueles que já participaram de oficinas anteriores.

Vagas: máximo de 12 crianças, dando preferência para os inscritos até o dia 13 de março.
Sugerimos que os alunos comprometam-se a participar de todas as 8 sessões, para que o trabalho flua e siga de forma consistente e com melhor aproveitamento para todos.

Biografia Vivian Alvin
Nascida em São Paulo de mãe brasileira e pai americano, a Vivian foi criada na Itália e alfabetizada em inglês. Ela conhece bem as dificuldades de manter uma língua e cultura de herança em outro país: ainda lembra da época em que rejeitava o português, porque -como qualquer criança- não queria se sentir diferente dos coleguinhas na escola; por outro lado, quando ia ao Brasil, se sentia frustrada por não ter a mesma competência linguística (e muito menos o vocabuário!) dos seus primos. Os estudos e a perseverança dos pais renderam; hoje ela é fluente nos três idiomas, e quem faz a “salada de línguas” que caracterizou sua infância é a filha dela Sveva -de 5 anos. Formada em linguística na Universidade de Roma ‘La Sapienza’, a Vivian começou a atuar com uma pequena companhia chamada “The English Theatre of Rome”, enquanto trabalhava como professora de jardim de infância. Depois de se mudar para Washington, continuou os estudos teatrais com o Shakespeare Theatre, Theatre Lab Conservatory Programme, Dody diSanto e Antonio Fava, atuando em palcos dos teatros Woolly Mammoth (‘Kate Crackernuts’, ‘Restoration Comedy’), Goldberg (‘Accept me if you love me!), e Gala (‘Latinos en Usa’), bem como em espetáculos para crianças e anúncios de serviço público na televisão. Hoje ela divide seu tempo entre atuação, tradução e ensino.

Oficina de Musicalização
3 sessões – Crianças de 4 a 6 anos

Dando continuidade ao trabalho iniciado no fim do ano passado, a professora Lucia Lima seguirá com atividades que estimulem o aprendizado de conceitos básicos de musicalização, harmonia e brincadeiras que incluem diferentes instrumentos e ritmos brasileiros.

Dia/horário: sábados, das 13h às 14h (1h cada)
Datas: 06, 20 e 27/04
Local: McLean Baptist Church (antiga sede da ABRACE), em McLean. Sala: Missions room.

Custo: oficina gratuita
Como se inscrever: a partir de amanhã, 07 de março, preencher o formulário de inscrição (um por aluno), disponível na página central do website da ABRACE, mesmo para aqueles que já participaram de oficinas anteriores.

Em caso de dúvidas ou sugestões sobre as oficinas, escreva para Dani Silva: daniabrace@hotmail.com.

DESTAQUES – IV Feira Cultural da Abrace

Feira Cultural
13 de abril – 14h às 17h – Mclean Baptist Church, Mclean (VA)

Preparem-se para uma tarde divertida, agradável e repleta de cultura brasileira! Durante a feira, teremos a chance de prestigiar o trabalho das nossas crianças que, sempre apoiadas e estimuladas por um corpo docente super dedicado, trarão muitas coisas legais sobre o que eles têm aprendido e vivenciado sobre nosso Brasil, nossa cultura, costumes, comidas, danças, música, brincadeiras, e muito mais. Haverá ainda outras atrações para divertir adultos e crianças durante o evento, além de variadas opções para um saboroso lanchinho da tarde.

O sucesso desse evento e, consequentemente o aproveitamento e satisfação das crianças e de todos os convidados, dependem muito da participação ativa dos pais, seja ajudando no planejamento e organizacão geral das atividades, seja apoiando professores no acompanhamento das atividades lúdico-pedagógicas para a feira.

Portanto, por favor considerem a chance de usar seus dons, habilidades, disposição e curtíssimo tempo para nos apoiar nessa aventura. Em breve, teremos uma lista de tarefas para as quais precisaremos de ajuda e esperamos contar com sua colaboração. Sintam-se a vontade também para mandar email para Dani Silva (daniabrace@hotmail.com) com quaisquer dúvidas, sugestões e ideias de como podemos juntar forças!

MENSAGEM DO CONSELHO

Nossa organização tem crescido muito nos últimos anos.
Um sinal desse crescimento é a abertura de novas oportunidades de trabalho e a renovação do corpo de voluntários responsável pela administração e direção da ABRACE, o Conselho de Administração.

Nos últimos 2 meses, as conselheiras de longa data e co-fundadoras da ABRACE, Aline Mota Brito e Leila Ribeiro, deixaram o conselho de administração. Elas continuam ligadas à ABRACE como mães de alunos e como integrantes do novo conselho honorário, que funciona como uma fonte de informação e bom senso, e está sempre à disposição da nossa comunidade.
Da mesma forma, o conselheiro Amauri Costa, pai de ex-alunos do programa, deixou o Conselho de Administração para integrar o Conselho Honorário.

Queremos registrar nosso profundo agradecimento a eles por todas as suas contribuições e, em especial, à Aline e Leila, pelo papel definitivo no longo e trabalhoso de fundação e estabelecimento da ABRACE.

Tivemos também o prazer de receber novos membros no Conselho de Administração: Ilda da Silva e Daniela Silva, como já anunciamos neste boletim. A Ilda é professora da ABRACE, no curso de português para adultos. A Daniela é mãe de alunos e tem grande experiência na área de psicologia escolar. Queremos dar as boas-vindas à Ilda e à Dani!

A ABRACE fica muito feliz em contar com a dedicação de todos os voluntários que, em diferentes papéis, contribuem para a continuidade e crescimento da associação. Lembramos que existem muitas maneiras de se envolver com esse trabalho. Os interessados podem comunicar-se diretamente com qualquer membro do Conselho de administração ou pelo email abracebrasil@gmail.com.