O Comitê Pedagógico é formado por um grupo de colaboradores voluntários, membros ativos da associação comunitária, e tem como objetivo principal promover a continuidade dos processos educacionais da ABRACE, por meio de reflexões, sugestões de diretrizes e ações estratégicas culturais e educativas. A  implementação de tais processos conta com a análise, deliberação e atuação dos órgãos gestores (Diretoria Escolar e Diretoria Executiva).

Quem são seus membros?

O Comitê Pedagógico (CP) é composto por um grupo de  pessoas representativas da comunidade, comprometidas com o sucesso da associação e com perspectivas, formações e experiências diversas. 

Caso tenha interesse em participar do CP, pedimos que envie uma mensagem para abracebrasil@gmail.com.

Integrantes do Comitê Pedagógico:

Cláudia Costa (Coordenadora)

Karina Almeida

Lanna Duarte

Lucila Kanadani

 

Cláudia Costa

Nasci em Porto Alegre, sou educadora em português como língua de herança (PLH) e segunda língua.  Tenho formação em Direito pela UniCEUB, em Brasília, e sou mestranda do Curso de Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, em Lisboa, Portugal (UAb). Moro nos Estados Unidos desde 2009 e, em 2014, iniciei as minhas atividades na ABRACE como professora de PLH (agosto de 2014 a dezembro de 2017). Fui diretora escolar de janeiro de 2018 a agosto de 2020 e, desde janeiro de 2022, atuo como coordenadora do Comitê Pedagógico. 

Karina Almeida

Sou mineira, de Belo Horizonte, graduada em Jornalismo e mestranda em Português Língua Não Materna. Trabalhei 18 anos como jornalista, no Brasil e no Japão, e desde que me mudei para os EUA, em 2017, tenho investido na carreira de professora de Português como Língua Estrangeira — que nasceu como trabalho secundário dez anos antes no Japão e nunca morreu — e também como Língua de Herança. Fui professora da ABRACE presencialmente e on-line por cinco semestres, entre idas e vindas, mas estou envolvida e me considero parte da Associação há cinco anos. Desde 2018, atuo como tradutora de inglês-português da American Council on the Teaching of Foreign Languages (ACTFL) e, em 2021, me tornei professora de português on-line do International Center for Language Studies (ICLS). 

 

Lanna Duarte

Sou Piauiense, Florianense-Teresinense e atualmente trabalho na Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland. Sou dentista, mestre em saúde pública, ex-professora universitária e moro nos Estados Unidos desde 2014. Como mãe curiosa comecei a me envolver com o universo do português como língua de herança e fiz vários cursos na área. Aproximei-me da ABRACE em 2018 onde desenvolvi durante 5 semestres as atividades do Encontro dos Pequenos, direcionado para crianças menores de 2 anos e suas famílias.

Lucila Kanadani

Nasci e vivi a maior parte da minha vida na cidade de São Paulo. Em 2014, mudei-me com a minha família para os Estados Unidos, onde vivo desde então. Formada em Administração de Empresas pela USP/ SP e Psicologia pela PUC/ SP, encontrei na Pedagogia uma forma de exercer uma grande paixão: a Educação como potência transformadora da infância. Envolvi-me com a ABRACE em 2019, inicialmente como professora e atualmente  como membro do Comitê Pedagógico. Na ABRACE, encontrei um lugar especial como mãe de família expatriada e educadora apaixonada pela cultura brasileira. Atualmente, sou professora de Educação Infantil na Washington Waldorf School, onde todos os dias tenho o privilégio de compartilhar descobertas com pequenos aprendizes.