O sonho de ver os filhos criando laços com o Brasil e valorizando a identidade brasileira levou um grupo de famílias residentes na região metropolitana de Washington, nos Estados Unidos, a começar um esforço integrado de ensinar português e cultura brasileira para crianças.

Primeiro foi uma iniciativa dentro do grupo Mães Brasileiras de Virgínia (MBV), em setembro de 2005, com encontros semanais para crianças em idade pré-escolar. Depois, foram aulas de português para crianças em idade de alfabetização, a partir de março de 2007. Ambas etapas contaram com várias mães do grupo que se dedicaram voluntariamente para que nossos filhos valorizassem sua herança cultural e identidade brasileira, e continuassem aprendendo a língua portuguesa fora do Brasil.

Em 2008, nosso grupo já havia se expandido e incluía diversas turmas de alunos de diferentes idades. O crescimento trouxe desafios administrativos e logísticos. Trabalhamos muito para encontrar professores, ampliar a oferta de material didático, escolher um local com salas de aulas adequadas e, nesse momento, percebemos a importância de nos tornarmos uma instituição formal.

Da necessidade de profissionalização e formalização do projeto, vinha se fortalecendo a ideia de que devíamos formar uma entidade que pudesse abraçar a demanda que nossas crianças, famílias e professores vinham apresentando.

E o que, no princípio, era um sonho, tornou-se uma meta. O resultado veio em 2009, quando a ABRACE, Associação Brasileira de Cultura e Educação, foi registrada oficialmente e, em 2010, tornou-se uma organização sem fins lucrativos 501 (c)(3), sob a liderança de três mães: Ana Lúcia Lico, Aline Mota e Leila Zurba Ribeiro.

Hoje, muitas outras mães, pais, profissionais e prestadores de serviços estão envolvidos. O programa de ensino de português como língua de herança continua crescendo e tem em média 120 alunos por semestre. A ABRACE também desenvolve outras atividades, como a realização de palestras, a feira cultural, a biblioteca viva, a feira do livro, o grupo de jovens voluntários e o encontro de bebês e crianças de até 2 anos de idade. E em 2020, passamos a oferecer aulas on-line, em resposta à pandemia do COVID-19.

Nesses 15 anos de história, já passaram pelos nossos programas educativos mais de 1.000 crianças, residentes das mais variadas localidades da Virgínia, de Maryland e do Distrito de Colúmbia. Todas as nossas atividades têm como objetivo disseminar a língua portuguesa e a cultura brasileira de forma contínua e estruturada, além de estimular as crianças a valorizarem suas raízes e estabelecerem laços fortes com o Brasil.

Reconhecimento

2015 – Vencedora do Prêmio AOTP (Organização Americana de Professores de Português) pelo incentivo à Leitura e Literatura através de Feiras do Livro e Biblioteca móvel. 

2013 – Eleita pela GreatNonProfits.org como uma das organizações sem fins lucrativos mais bem avaliadas da região metropolitana de Washington, D.C..

2012 e 2013 – Organização selecionada pela TV Globo Internacional para participar do projeto Aprendendo Português, de apoio a ONGs nos Estados Unidos. 

2012 e 2013 – Organização selecionada pelo Banco do Brasil / BB Money Transfers nos Estados Unidos para participar do projeto PAEP (Programa de Apoio ao Ensino do Português).

2011 – Vencedora do Prêmio Press Award 2011 na categoria Promoção e Ensino da Língua Portuguesa nos EUA.

2010 – Destaque Talento Brasil pela iniciativa cultural da ABRACE com o filme O que é o Brasil para Você.

2010 – Destaque AOTP para a ABRACE pela Promoção e Ensino da Língua Portuguesa nos Estados Unidos. 

2008 – Início da parceria com a Universidade Georgetown pela qual foram realizadas cinco oficinas de aperfeiçoamento para mais de 200 professores de português para crianças.

 

History of ABRACE

ABRACE, Inc. originally began as a project within the MBV – Brazilian Mothers of Virginia. An idea formed within the group to create an entity that could embrace (or in Portuguese, “abraçar”) the need our children, families and teachers to learn and promote Brazilian culture and Portuguese language.  Through the efforts of the founders, friends and volunteers, in 2009 the project grew into ABRACE, Inc. At this point, the demand was so great that it was necessary formalize and professionalize the project. As a result, ABRACE, the Brazilian Association of Culture and Education (Associação Brasileira de Cultura e Educação) was born.

ABRACE, Inc. is a not-for-profit organization created by three mothers: Ana Lúcia Lico, Aline Mota e Leila Ribeiro. ABRACE’s mission is to preserve and promote Brazilian education and cultural and social integration in the Brazilian community with the aim of  strengthening its identity within the United States.  ABRACE’s administration is open to the participation of volunteers in various areas and activities, as well as contracting professionals as a service providers or consultants.

We invite everyone to join together in an “abraço” (hug in Portuguese) and offer ideas, suggestions and opinions.  We are building this together.  Every contribution, be it from members of the Brazilian community in the DC area or from other cities or regions in the US, will be treated seriously and is welcome.