Notice: Undefined index: wp_db_temp_dir in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-content/plugins/wp-db-backup/wp-db-backup.php on line 112 Notice: The called constructor method for WP_Widget in sc_events_widget is deprecated since version 4.3.0! Use
__construct()
instead. in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-includes/functions.php on line 3986 Notice: The called constructor method for WP_Widget in sc_events_list_widget is deprecated since version 4.3.0! Use
__construct()
instead. in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-includes/functions.php on line 3986 Notice: The called constructor method for WP_Widget in sc_event_categories_widget is deprecated since version 4.3.0! Use
__construct()
instead. in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-includes/functions.php on line 3986 Notice: The called constructor method for WP_Widget in sc_event_filter_widget is deprecated since version 4.3.0! Use
__construct()
instead. in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-includes/functions.php on line 3986 Notícias – ABRACE, Inc. Notice: get_current_theme is deprecated since version 3.4.0! Use wp_get_theme() instead. in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-includes/functions.php on line 3923 Notice: get_current_theme is deprecated since version 3.4.0! Use wp_get_theme() instead. in /home/content/p3pnexwpnas05_data01/80/2407980/html/wp-includes/functions.php on line 3923

Notícias

/Notícias
Notícias2018-12-13T15:30:40+00:00

Fernanda Pontes é nomeada embaixadora do Português como Língua de Herança nos EUA

Atriz e apresentadora recebeu a condecoração durante cerimônia com crianças brasileiras na capital americana

McLean, Virginia – ESTADOS UNIDOS (8 de dezembro de 2018) – Seis das principais associações não governamentais focadas em oferecer programas educativos e culturais para as comunidades brasileiras residentes nos Estados Unidos nomearam hoje a atriz e apresentadora da Globo Internacional Fernanda Pontes a “Embaixadora do Português como Língua de Herança”.

A cerimônia foi realizada neste sábado na região metropolitana de Washington, D.C., junto à comunidade brasileira local, durante evento com alunos da Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE), com a presença do Ministro Aloysio Marés Dias Gomide Filho, Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Washington, D.C.  

Ana Lúcia Lico, diretora executiva da ABRACE, disse ao fazer a nomeação: “Todas as associações representadas aqui hoje trabalham para que as crianças vivendo nos Estados Unidos reconheçam e valorizem sua identidade como brasileiros, e para que mantenham vivo seu vínculo afetivo com o Brasil — país de seus pais ou avós. Fernanda, nós contamos com você para este papel fundamental de levantar a bandeira da herança cultural brasileira e do seu valor na formação dos pequenos e jovens brasileiros pelo mundo.”

Devido à sua trajetória como mãe brasileira vivendo nos Estados Unidos e como profissional, divulgando a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, Fernanda Pontes está alinhada à missão destas seis organizações, que é promover o Brasil e o ensino da Língua Portuguesa aos descendentes de brasileiros que vivem nos EUA.

“Ser nomeada Embaixadora do Português como Língua de Herança nos EUA é uma emoção e uma responsabilidade muito grandes. Honrarei com muito carinho, conscientizando ainda mais as famílias brasileiras de como é importante preservar não só a Língua Portuguesa na vida dos nossos filhos, mas acima de tudo a nossa história e cultura”, disse Fernanda ao receber a nomeação.

Em depoimento, o Embaixador Edgard Antonio Casciano, Cônsul-Geral do Brasil em Washington, D.C. exaltou Fernanda, dizendo ter uma vocação toda especial para ajudar nos esforços de manutenção do Português como Língua de Herança.

A iniciativa congrega as seguintes organizações (por ordem alfabética):

Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE), de Washington, D.C., Maryland e Virginia

Contadores de Estórias, da Califórnia

Fundação Vamos Falar Português, da Flórida

Instituto Brasil de Educação e Cultura (IBEC), da Califórnia

Praticutucá, de Massachusetts

Projeto Brasileirinhos na Flórida

Estas organizações sem fins lucrativos estão localizadas nas regiões de maior população de expatriados brasileiros nos EUA. No total, elas atendem mais de 800 crianças e 450 famílias brasileiro-americanas e dependem de doações para sua sustentabilidade financeira.

Fernanda vive nos EUA há cinco anos. Nesse período, ela conquistou a comunidade brasileira e agora traz mais esperança e motivação para as ONGs envolvidas na nomeação, unificando-as em uma plataforma única, com a grande missão em 2019 de conscientizar as famílias brasileiras residentes nos EUA sobre a importância do Português como Língua de Herança na identidade das crianças vivendo fora do Brasil e na integração dessas famílias imigrantes às suas comunidades no exterior.

Nota aos editores:

  • Contato: Patricia Yakabe Malentaqui, ABRACE: patricia.ym@gmail.com / (202) 906-0062
  • Fotos disponíveis para download AQUI  (Crédito: Fozone/ABRACE)
  • A Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE), uma organização sem fins lucrativos, está em meio à sua campanha de fim de ano para arrecadar US$ 20 mil até 31 de dezembro. Agradecemos se puderem incluir o link para doações: https://abracebrasil.org/holidays/
  • Línguas de herança são uma especialidade dentro do ensino de línguas. O Português como Língua de Herança, ou PLH, é o idioma de origem, aprendido no ambiente familiar, falado pelos brasileiros morando em outro país — uma língua minoritária diferente da língua dominante, neste caso, o inglês. O conceito não se trata apenas de habilidades linguísticas, e sim da conexão entre língua, identidade e valores passados de uma geração à outra. A perda do Português como Língua de Herança pode levar a uma série de consequências sociais e emocionais para os filhos de brasileiros e suas famílias residentes fora do Brasil.

–FIM–

Eventos