2023

X Feira Cultural da ABRACE (junho)

2022

XI Feira do Livro da ABRACE

2021

Mudanças na Diretoria Executiva da ABRACE

Clélia Maury, diretora executiva da ABRACE entre janeiro de 2019 e agosto de 2021, deixou o cargo para retornar ao Brasil e estar perto de sua família. Clélia dedicou-se com todo o profissionalismo que as famílias e equipe merecem. Seu trabalho envolveu supervisão da área educacional e da diretoria escolar, gestão da situação especial vivida durante a pandemia, planejamento financeiro, coordenação da equipe de prestadores de serviços, organização de eventos e atividades especiais e desenvolvimento de parcerias. Clélia também trabalhou de maneira muito colaborativa com o Conselho de Administração da ABRACE, tendo inclusive coordenado o planejamento estratégico realizado em setembro de 2019. 

Clélia conduziu uma transição tranquila para preparar sua sucessora: Daniela Gumprich Silva, a nova diretora executiva da ABRACE.

Daniela, ou Dani como é conhecida, é parte da ABRACE desde o início. Natural de Brasília, se mudou para a região de Washington, D.C. em 2006, e desde então tem contribuído com a associação de diversas formas, tendo desempenhado várias funções como voluntária que vão desde membro do Conselho de Administração, à diretora dos programas culturais, membro e coordenadora do comitê pedagógico, co-coordenadora do Programa de Jovens Voluntários e responsável pela nossa biblioteca.

Psicóloga formada pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em psicologia escolar pela Eastern Illinois University, a Daniela tem paixão pela área de desenvolvimento infantil, psicopedagogia, educação e, nos últimos anos, acrescentou à sua mala de interesses e experiência o mundo fantástico do bilinguismo, educação em associações comunitárias e português como língua de herança. 

Dani acredita que seu papel mais importante de todos é o de ser mãe e educar 3 filhos, por isso se esforça em cultivar neles o amor e o vínculo com a língua portuguesa e a cultura brasileira. Ela está confiante e muito feliz em seguir contribuindo para que a ABRACE avance em sua missão e continue sendo referência de excelência em seus programas, inovação e compromisso com sua comunidade.

Oficinas de Português como Língua de Herança

Entre março e abril de 2021 a ABRACE realizou, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Chicago, o projeto Oficinas de Português como Língua de Herança (PLH).

As cinco oficinas, realizadas virtualmente, promoveram momentos de vivência e aprendizagem, com reflexões sobre a essência do PLH por meio de brincadeiras infantis, contação de histórias, culturas populares e tradições brasileiras, música e dança.

A descrição, os vídeos e as apostilas de todas as oficinas estão disponíveis na íntegra AQUI.

2020

ABRACE Cultural – comemoração de 15 anos

2019

Feira Cultural

Feira do Livro