A XI Feira do Livro da ABRACE foi um sucesso! Nosso coração quase explode de alegria ao ver a comunidade brasileira reunida, as crianças entusiasmadas com os livros, amigos se reencontrando e o pessoal aproveitando todas as atividades e delícias oferecidas. O vídeo abaixo mostra um pouquinho de um sábado bem verde e amarelo.

Agradecemos a presença e a colaboração de todos!

Dia 7 de maio de 2022, das 10h às 13h30.

McLean Baptist Church (1367 Chain Bridge Rd., McLean, VA 22101) 

Entrada franca e estacionamento no local.

A Feira do Livro da ABRACE chega à sua 11ª edição com livros e revistas em quadrinhos e atividades para crianças, jovens e adultos — tudo em português. O objetivo deste evento comunitário é estimular a leitura em português e oferecer atividades educativas aos brasileiros da região metropolitana de Washington, DC, Virgínia e Maryland.

PROGRAMAÇÃO:

10h – Cerimônia de abertura com a presença do Cônsul-Geral do Brasil em Washington, Embaixador João Pedro Côrrea Costa.

10h às 13h30 – Salgados e doces à venda

10h às 13h30 – Livros e gibis em português

10h30 às 13h – Oficinas e bate-papos (veja a programação e descrições abaixo)

13h – Fim da venda de salgados e doces

13h30 – Encerramento do evento

OFICINAS:

  • As oficinas ocorrem no subsolo (Youth Hall e sala adjacente) e salas do 2o andar. Fique atento à sinalização de local no dia do evento.
  • A participação é por ordem de chegada.
  • O número de participantes é limitado e varia por atividade.
  • Todas as atividades são gratuitas. 

Doações são bem-vindas no local ou on-line: Como Doar

Horários das oficinas:

10h30 às 11h15 – Encontro e contação de histórias para crianças (3 a 10 anos), com a autora Lane Baptista.

10h30 às 11h15 – Oficina de frevo para crianças e adultos, com Kate Spanos, do EducArte.

10h30 às 11h30 – Oficina de Português como Língua de Herança (PLH) para educadores, pais e responsáveis, com o Comitê Pedagógico.

11h30 às 12h15 – Oficina “O lado gostoso da leitura” para crianças (10 a 14 anos), com o professor Silvio Silva.

11h30 às 12h15 – Oficina “Leitores e escritores, com muito orgulho” para crianças (5 a 9 anos), com o professor Alexandre Vasconcelos.

11h30 às 12h30 – Oficina de musicalização para crianças e adultos, com Filipe Brandão, do EducArte.

11h30 às 12h15 – Bate-papo para adultos sobre a importância do registro da memória familiar para a identidade e herança cultural, com a autora Naná Howton.

12h às 13h30 – jogos e brincadeiras para crianças (3 a 14 anos), com o ProJov.

Participe também como voluntário! Este evento só é possível graças ao trabalho de dezenas de voluntários. Que tal ajudar um pouquinho, contribuir para o incentivo à leitura em português e ainda se divertir? Clique aqui para escolher o horário mais conveniente para você.

Descrição das oficinas:

Contação de História (crianças entre 3 a 10 anos)

A autora e jornalista Lane Baptista, contará a história “Os dois idiomas de Sophia”, livro de sua autoria e ideal para estimular o bilinguismo. Lane abordará o assunto de forma lúdica para que as crianças e pais se sintam engajados, se identifiquem e se divirtam com a personagem principal. Resumo: Sophia é uma menina espontânea, que mora nos Estados Unidos, mas sente-se em casa no Brasil. Ela fala português com a mamãe e inglês com o papai. Sophia brinca com as palavras e coleciona momentos mágicos com a família, que tem duas culturas diferentes. O uso dos idiomas faz os dias da menina mais divertidos com brincadeiras, conversas e sapequices. Escrita em português com algumas palavras em inglês, a história é perfeita para a criançada que está, ou não, imersa em lares multiculturais. O livro ajuda a desenvolver habilidades de leitura e identidade cultural; é indicado para crianças de 3 a 8 anos de idade

Oficina de Frevo (crianças e adultos)

Esta oficina de frevo usa a metodologia do Mexe Com Tudo, desenvolvido por Otávio Bastos de Recife/Olinda para encorajar a expressão individual e criar novas definições estéticas na dança de frevo. Os alunos aprenderão passos básicos do frevo e movimentos para se conectar com o ritmo da música. Use sapatos confortáveis e traga água por que a gente vai mexer tudo no corpo!

Kate Spanos é uma dançarina e pesquisadora da região metropolitana de Washington, DC que trabalha com dança irlandesa e brasileira. Em 2018, ela conseguiu uma bolsa da Fulbright para passar seis meses em Recife, onde estudou o frevo e outras danças populares nordestinas.

Oficina de Português como Língua de Herança – PLH (Educadores, pais e responsáveis)

Liderada por membros do Comitê Pedagógico da ABRACE, esta é uma oficina interativa em que estaremos desenvolvendo atividades voltadas para ampliar o conhecimento de PLH dos participantes, e partilhar dicas práticas de contação de histórias, de incentivo à leitura e outros recursos que favorecem a promoção e o desenvolvimento  da língua portuguesa e da cultura brasileira de herança. 

Oficina de Musicalização (crianças e adultos)

O baterista, percussionista e compositor Filipe Brandão oferecerá um encontro mágico e cativante para mexer o corpo e familiarizar todos com instrumentos, sons e músicas, permitindo que crianças e adultos fortaleçam o senso de identidade brasileira e conexão com suas raízes. Vinculando histórias e músicas, ele estimulará a criatividade e a habilidade de expressão corporal, aflorando a sensibilidade das crianças. Filipe se formou em música popular na Universidade Federal de Minas Gerais e, desde o início da carreira, Filipe participou de vários projetos musicais, solos e acompanhado.

Oficina “O lado gostoso da leitura” (jovens entre 10 a 14+ anos)

Sílvio, professor da ABRACE, irá liderar uma atividade muito gostosa ao levar os participantes a transformar a leitura em delícias da culinária brasileira. Praticando a arte culinária, de forma descontraída, as crianças irão descobrir um mundo mágico onde matemática, ciências e português se encontram, despertando motivação, curiosidade e aprendizagem. 

Oficina “Leitores e escritores, com muito prazer”  (crianças entre 5 e 9 anos)

Alexandre, também professor da ABRACE,  desenvolverá atividades divertidas, focadas na disseminação da literatura, no gosto pela leitura e no prazer em se aventurar no mundo da autoria de suas próprias histórias. As atividades propostas trarão  momentos de descontração e proximidade com a arte literária. Você gosta de livros? Como nasce um livro? O que acontece quando criamos um livro? Quais são as partes de um livro?  Nesta oficina vamos criar o nosso material impresso a partir de histórias, frutos da nossa imaginação: elas ganharão nomes, personagens, sentimentos e depois serão registradas no papel. Iremos vivenciar a experiência de criar uma narrativa através das nossas experiências como leitores.

Bate-papo com autora Naná Howton (adultos)

De forma descontraída, Naná Howton irá compartilhar sua experiência como escritora e convidará os participantes a considerarem a importância do registro da memória familiar para a identidade e a herança cultural. Naná, escritora brasileira-americana, é formada pela Stanford University e mestre em ficção pela Columbia University. Suas histórias e ensaios apareceram em várias publicações, e já recebeu nomeações para o Pushcart Prize e Melhores Contos Americanos. Um conto será lançado em Arts & Letters nessa primavera. Burning Seasons, seu romance inédito escrito em inglês e ambientado no Brasil, será lançado na França em janeiro de 2023, sob o título “Papillons des Cendres” e foi adquirido por uma editora na UK e Austrália. Naná também é mãe de dois alunos da ABRACE.

Jogos e Brincadeiras com os Jovens Voluntários da ABRACE (crianças entre 3 e 14+ anos)

Jovens voluntários da ABRACE vão liderar uma hora de brincadeiras e jogos típicos brasileiros, explorando o rico universo cultural e linguístico embutidos em cada momento de socialização, aprendizagem e diversão. A oficina tem o objetivo de acolher e incentivar a participação de todas as crianças, de forma natural e permitir o desenvolvimento de habilidades de comunicação, expressão e interação social.

TRAGA A FAMÍLIA E VENHA SE DIVERTIR E APRENDER NESTE EVENTO GRATUITO!

Realização: Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE)

Apoio: Consulado Geral do Brasil em Washington, D.C

Parceria Cultural: EducArte, uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de promover arte, cultura e educação.