Eventos

Organização sem fins lucrativos – A 501(c)(3) organization

Biblioteca móvel da ABRACE

Home/Biblioteca móvel da ABRACE
Biblioteca móvel da ABRACE 2017-10-28T15:47:46+00:00

REGRAS DE FUNCIONAMENTO

Breve apresentação

O acervo da biblioteca ABRACE é composto de quase mil livros e outros materiais que tratam de diversas áreas do conhecimento.
Esse acervo foi conseguido ao longo de muitos anos, a partir de doações de livros novos feitas pelo Ministério de Relações Exteriores e pela Editora Ática/Siciliano, compras realizadas pela ABRACE de títulos indicados por educadores, e doações de exemplares usados por famílias de alunos e ex-alunos.
A iniciativa da biblioteca móvel da ABRACE só é possível graças ao trabalho voluntário de uma família que dedica horas para atualizar o acervo, e muito esforço para armazená-lo em sua residência e transportá-lo para a ABRACE todo sábado dia de abertura.

Sobre os livros
Cada livro contém um código de barras na contracapa, para controle e identificação, além de um adesivo circular colorido na capa que sugere o nível de leitura/faixa etária correspondente:

  • amarelo: iniciante (faixa etária até 6 ou 7 anos)
  • verde: intermediário (faixa etária até 10 ou 11 anos)
  • rosa: avançado (faixa etária adolescentes e jovens adultos)

Datas em que a biblioteca abre em 2017: 
Outono:
21 e 28 de outubro
11 e 18 de novembro
2 de dezembro

Primavera:
11 e 25 de fevereiro
11 e 25 de março
8 e 22 de abril
13 e 27 de maio

Procedimento de empréstimo, renovação e atualização de cadastro

A biblioteca funcionará nas datas publicadas nesta página e anunciadas no Boletim Informativo da ABRACE, normalmente das 10h ao meio-dia. 

O empréstimo de livros poderá ser feito por alunos (e seus pais, no caso de menores), professores e pessoal administrativo da ABRACE. O cadastramento de novos usuários estará disponível nos dias de biblioteca aberta.

Todos os usuários cadastrados receberão um cartão de identificação.

Será feito um cadastro por família e o cartão respectivo poderá ser usado indiscriminadamente por qualquer membro dela. Quando houver mudança de endereço, de e-mail, assim como entrada de membros na família, cabe ao usuário informar a biblioteca para atualização do cadastro.

O número máximo de empréstimos é o que segue:

  • 3 (três) livros por aluno;
  • 10 (dez) livros por professor;
  • ilimitado para pessoal da administração.

Deste modo, uma família com três membros matriculados na ABRACE poderá emprestar até 9 (nove) livros simultaneamente.

O empréstimo terá o prazo de duas semanas, ou seja, o prazo de devolução dos livros será de 14 (quatorze) dias.

A renovação poderá ser feita por meio eletrônico (e-mail: abracebrasil.biblioteca@gmail.com) ou pessoalmente, nos dias de biblioteca aberta, mediante apresentação do material, quando possível, e respeitando os horários de funcionamento (10h ao meio-dia).

O empréstimo poderá ser renovado uma (1) vez.

Procedimento de devolução

Os livros poderão ser devolvidos na “Caixa de devolução da biblioteca ABRACE”, que estará todos os sábados na sala de convivência. Contudo, no caso de extravio do material, a responsabilidade continua a ser do usuário que fez o empréstimo.

Deve-­se privilegiar a devolução diretamente ao voluntário atendente da biblioteca nos dias e horários de abertura.

Enquanto a devolução do livro não estiver registrada no sistema informatizado, o usuário estará em débito com a biblioteca.

Sistema automático de cobrança por e­mail

Todos os usuários que estiverem na posse de livros emprestados receberão uma mensagem por e-mail, normalmente na quinta-feira ou sexta-feira, para lembrá-los de que o material deverá ser devolvido no sábado imediamente seguinte. Vencido o prazo para devolução o usuário será considerado em atraso.

Após 45 dias, o material será considerado extraviado e o usuário receberá aviso de cobrança com instruções para pagamento de multa no valor de US$ 25 (vinte e cinco dólares) por livro ou outro material não devolvido.

Deveres do usuário

São deveres do usuário:

  • respeitar o horário de abertura da biblioteca;
  • devolver o material emprestado dentro do prazo estabelecido e em perfeitas condições;
  • não repassar o material emprestado para outro usuário;
  • não devolver o material emprestado a professores, membros da administração, ou qualquer outra pessoa que não faça parte da equipe de voluntários da biblioteca;
  • pagar multa na hipótese de extravio do material emprestado.

Preservação do patrimônio e do acervo da instituição

Não é permitido rasurar, riscar ou fazer anotações nos materiais da biblioteca, mesmo naqueles que contém páginas destinadas a atividades, exercícios, para colorir etc.

Disposições finais

Sugestões, reclamações, dúvidas ou dificuldades relacionadas à biblioteca deverão ser dirigidas diretamente à equipe de voluntários da biblioteca ​pelo endereço de e-mail: abracebrasil.biblioteca@gmail.com

Obs.: a versão impressa deste documento deve ser lida e assinada por todo cliente da biblioteca, por isso a existência dos campos a seguir.  (procedimento em vigor a partir de fevereiro de 2017).

Li e aceito os termos acima dispostos.

Data:

Nome:

Telefone:

E-mail:

Assinatura:

 

(revisado em fevereiro de 2017)