REGRAS DE FUNCIONAMENTO

Breve apresentação

O acervo da biblioteca ABRACE é composto de mais de 1.300 livros e outros materiais que tratam de diversas áreas do conhecimento.
Esse acervo foi conseguido ao longo de muitos anos, a partir de doações de livros novos feitas pelo Ministério de Relações Exteriores e pela Editora Ática/Siciliano, compras realizadas pela ABRACE de títulos indicados por educadores, e doações de exemplares usados por famílias de alunos e ex-alunos.
A iniciativa da biblioteca móvel da ABRACE só é possível graças ao trabalho voluntário de uma família que dedica horas para atualizar o acervo, e muito esforço para armazená-lo em sua residência e transportá-lo para a ABRACE todo sábado dia de abertura.

Sobre os livros
Cada livro contém um código de barras na contracapa, para controle e identificação, além de um adesivo circular colorido na capa que sugere o nível de leitura/faixa etária correspondente:

  • vermelho: infantil (faixa etária até 3 anos)
  • amarelo: iniciante (faixa etária até 6 ou 7 anos)
  • verde: intermediário (faixa etária até 10 ou 11 anos)
  • rosa: avançado (faixa etária adolescentes e jovens adultos)

IMPORTANTE: Eventuais mudanças de programação serão anunciadas no Boletim Informativo da ABRACE e na página do Facebook @ABRACEBrasil.

Procedimento de empréstimo, renovação e atualização de cadastro

Nosso acervo está aberto à toda comunidade, não necessitando ser aluno matriculado ou família ABRACE para retirar livros.

O empréstimo de livros poderá ser feito por responsáveis dos alunos, professores e pessoal administrativo da ABRACE, assim como membros da comunidade, perante cadastramento no sistema operacional. O cadastramento de novos usuários está disponível apenas nos dias de biblioteca aberta.

Quando houver mudança de endereço, telefone ou endereço eletrônico, cabe ao usuário informar à biblioteca da necessidade de atualização do cadastro.

Há um número limite de livros que podem ser emprestados a cada visita, como segue:

  • 3 (três) livros por aluno;
  • 10 (dez) livros por professor;
  • 10 (dez) para pessoal da administração
  • 3 (três) livros para cada família da comunidade, independentemente do número de filhos

Deste modo, uma família com três membros matriculados na ABRACE poderá emprestar até 9 (nove) livros simultaneamente.

O empréstimo terá o prazo de duas semanas. A devolução deve ocorrer durante esses 14 dias ou, no máximo, até a próxima visita da biblioteca à ABRACE, caso essa seja num prazo maior de 14 dias.

A renovação poderá ser feita pessoalmente, nos dias de biblioteca aberta, mediante apresentação do item emprestado, quando possível, e respeitando os horários de funcionamento (10h ao meio-dia).

O empréstimo poderá ser renovado uma (1) vez.

Procedimento de devolução

Os livros poderão ser devolvidos na “Caixa de devolução da biblioteca ABRACE”, que está todos os sábados na sala de convivência. Contudo, no caso de extravio do material, a responsabilidade continua a ser do usuário que fez o empréstimo.

Deve-se privilegiar a devolução diretamente ao voluntário atendente da biblioteca nos dias e horários de abertura.

Enquanto a devolução do livro não estiver registrada no sistema informatizado, o usuário estará em débito com a biblioteca.

Sistema automático de cobrança por e­mail

Todos os usuários que estiverem na posse de livros emprestados receberão uma mensagem por e-mail, normalmente na quinta-feira ou sexta-feira, para lembrá-los de que o material deverá ser devolvido no sábado imediamente seguinte. Vencido o prazo para devolução o usuário será considerado em atraso.

Após 45 dias, o material será considerado extraviado e o usuário receberá aviso de cobrança com instruções para pagamento de multa no valor de US$ 25 (vinte e cinco dólares) por livro ou outro material não devolvido.

Deveres do usuário

São deveres do usuário:

  • respeitar o horário de abertura da biblioteca;
  • devolver o material emprestado dentro do prazo estabelecido e em perfeitas condições;
  • não repassar o material emprestado para outro usuário;
  • não devolver o material emprestado a professores, membros da administração, ou qualquer outra pessoa que não faça parte da equipe de voluntários da biblioteca;
  • pagar multa na hipótese de extravio do material emprestado.

Preservação do patrimônio e do acervo da associação

Não é permitido rasurar, riscar ou fazer anotações nos materiais da biblioteca, mesmo naqueles que contém páginas destinadas a atividades, exercícios, para colorir etc.

Disposições finais

Sugestões, reclamações, dúvidas ou dificuldades relacionadas à biblioteca deverão ser dirigidas diretamente à equipe de voluntários da biblioteca ​pelo endereço de e-mail: biblioteca.da.abrace@gmail.com.

Obs.: a versão impressa deste documento deve ser lida e assinada por todo cliente da biblioteca, por isso a existência dos campos a seguir.  (procedimento em vigor a partir de fevereiro de 2017).

Li e aceito os termos acima dispostos.

Data:

Nome:

Telefone:

E-mail:

Assinatura:

(revisado em fevereiro de 2020)