Primeiro ciclo de oficinas – para famílias (2021)

Língua de herança é a língua que nasce em família, em um contexto em que o idioma dominante do país em que a família está residindo é outro. Para o desenvolvimento da língua e cultura de herança, além do alicerce estabelecido pela família, o processo de aprendizado é mais sólido quanto mais oportunidades de convivência e engajamento em atividades e ambientes estruturados as crianças e jovens tiverem.

Com o objetivo de auxiliar famílias e educadores nesse processo, a ABRACE preparou e realizou um ciclo de cinco oficinas, entre março e abril de 2021, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Chicago. Esse projeto foi desenvolvido com base em experiências e estudos, e com muito profissionalismo. As oficinas aconteceram virtualmente, e os materiais – vídeos e apostilas – estão disponíveis nesta página.

Segundo ciclo de oficinas – desenvolvimento profissional para educadores (2023)

É grande o desafio de manter vivas a língua portuguesa e a conexão afetiva e identitária com a cultura brasileira para crianças e jovens nascidos ou residentes no exterior. Mas, associações ou escolas comunitárias como a ABRACE podem ajudar muito as famílias a enfrentar esse desafio de maneira mais segura e com maiores chances de sucesso quando contam com professores orientados para as particularidades do campo de língua de herança e dispostos a refletir sobre sua prática pedagógica.

Por outro lado, o processo de treinamento de professores de PLH costuma ser demorado e trabalhoso, e a demanda por programas de aperfeiçoamento profissional de fácil acesso e baixo custo é grande, situação que se agrava diante da rotatividade frequente de professores nessas escolas. 

Com o objetivo de contribuir nessas duas frentes, a ABRACE preparou e realizou quatro oficinas virtuais, sem cunho acadêmico, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Washington, D.C.

Foram compartilhados conhecimentos, recursos didáticos e dicas práticas, de forma totalmente gratuita, para apoiar as escolas em suas atividades de desenvolvimento profissional e oferecer oportunidades àqueles que quiserem e/ou precisarem aprender mais sobre a atuação nesse campo. As gravações das oficinas estarão disponíveis para acesso livre, no canal do YouTube da ABRACE, em breve.

Público

Educadores de qualquer região dos EUA, e de outros países.

Número de vagas: até 40 participantes por oficina.

Regras de Participação:

  1. Esta oficina é voltada para EDUCADORES (professores atuantes ou querendo começar) e será ministrada em português.
  2. A inscrição é individual. Se duas pessoas de uma mesma família quiserem participar, cada uma deverá preencher um formulário em separado.
  3. Após preencher o formulário, a pessoa inscrita receberá, em até 48h, um link do Zoom para participar desta oficina. O acesso à oficina será mediante senha, enviada junto com o link.
  4. Sugerimos que aqueles que ainda não tenham, façam uma assinatura na plataforma Zoom (conta gratuito). Isso aumenta a segurança e facilita o acesso e o desenvolvimento da oficina.
  5. Esta oficina será GRAVADA e posteriormente disponibilizada nos canais oficiais do Consulado e da ABRACE. Portanto, recomendamos que apenas adultos participem.

Programação

Série de quatro oficinas, com duração de 1,5h cada, abrangendo conteúdo sobre as especificidades do campo de ensino e aprendizagem do português como língua de herança (PLH); orientações sobre a atuação do professor, com dicas e exemplos práticos; e cultura e diversidade étnico-racial brasileira como base de discussões, reflexões e mudanças pedagógicas.

Oficina 1: Especificidades  do Português como Língua de Herança (PLH)

Data: 29 de julho de 2023

Horário: 10h às 11h30 (horário de Washington, D.C.)

Inscrições: via formulário AQUI (fechado).

 Oficina 2: PLH na prática – O papel do professor

Data: 19 de agosto de 2023

Horário: 10h às 11h30 (horário de Washington, D.C.) / 11h às 12h30 (hora de Brasília)

Inscrições: via formulário AQUI (fechado).

Oficina 3: Cultura e diversidade: que cultura/cultura de quem ensinamos

Data: 21 de outubro de 2023

Horário: 13h30 às 15h (horário de Washington, D.C.) / 14h30 às 16h (hora de Brasília)

Inscrições: via formulário AQUI (fechado).

Oficina 4: Cultura e diversidade: questões étnico-raciais nos currículos de PLH

Data: 11 de novembro de 2023

Horário: 14h às 15h30 (horário de Washington, D.C.) / 16h30 às 18h (hora de Brasília)

Inscrições: via formulário AQUI (fechado).

Coordenação:

Ana Lúcia Lico mudou-se do Brasil para os EUA em 2003 e, em 2005, com outras duas mães brasileiras, fundou a ABRACE (Associação Brasileira de Cultura e Educação), associação da qual foi diretora executiva até 2019. Ana Lucia é membro do Conselho de Administração da ABRACE, co-fundadora da Coalition for Community-Based Heritage Language Schools, com sede nos EUA e, desde 2021, é mestranda em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com foco em Ensino e Aprendizagem de Línguas e pesquisa em Língua de Herança.

Cláudia Costa é educadora em português como língua de herança e língua estrangeira, tem formação em Direito pela UniCEUB, em Brasília, e é mestranda em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta (UAb), em Portugal, desenvolvendo a sua linha de investigação em Supervisão e Desenvolvimento Profissional. Foi professora e diretora escolar da ABRACE e, desde 2020, participa como membro do Comitê Pedagógico, contribuindo colaborativamente, entre outras ações, com a formação de professores e a promoção de PLH na comunidade por meio de treinamentos e oficinas. 

Realização  

Associação Brasileira de Cultura e Educação (ABRACE)

Apoio

Consulado-Geral do Brasil em Washington, D.C.

Instituto Guimarães Rosa