Entre março e abril de 2021, realizamos o projeto Oficinas em Português como Língua de Herança (PLH), uma parceria da ABRACE com o Consulado-Geral do Brasil em Chicago. O projeto foi desenvolvido com sonhos, experiências, estudos e muito profissionalismo. As oficinas, cinco no total, aconteceram virtualmente e promoveram momentos de vivência e aprendizagem, com reflexões sobre a essência do PLH e sua promoção por meio de brincadeiras infantis, contação de histórias, culturas populares e tradições brasileiras, música e dança. Assim, cada encontro permitiu o resgate das raízes linguísticas e culturais brasileiras necessárias à transmissão intencional desse bem imaterial riquíssimo aos brasileirinhos, aprendentes de PLH.

Abaixo estão a descrição, a apostila e o vídeo completo de cada oficina.

Oficina 1: Papel da Família na Promoção do Português como Língua de Herança

(realizada em 17 de março de 2021)

Descrição: A primeira da série de oficinas teve como objetivo partilhar conceitos básicos e principais orientações para que a família consolide o português em ambiente de multilinguismo. Por meio de bate-papo, reflexões e atividades, e de nossa brasilidade latente e muito viva, buscamos resgatar as nossas raízes culturais e linguísticas, bem como despertar a riqueza que trazemos em nossas “malas” e que são a fonte e o alimento da língua de herança para os nossos filhos.

Coordenação: Cláudia Costa é educadora em português como língua de herança e segunda língua, tem formação em Direito pela UniCEUB, em Brasília, e é mestranda do Curso de Supervisão Pedagógica na Universidade Aberta, em Lisboa, Portugal (UAb). Foi professora e diretora escolar da ABRACE, onde atualmente participa como membro do Comitê Pedagógico. É professora de português para adultos no ICLS (International Center for Language Studies) e na ONG Global Language Network (GLN).

Para consultar ou baixar a apostila da oficina 1, clique AQUI.

Oficina 2: Pedagogia do Encantamento – Cultura do Brincar

(realizada em 24 de março de 2021)

Descrição: A oficina teve como principal objetivo promover a valorização, difusão e multiplicação do patrimônio cultural imaterial, especificamente de manifestações da cultura popular como brincadeiras, cantigas de roda e histórias da tradição oral características do universo infantil para que pais de crianças aprendentes de português possam capacitar-se em seu papel no desenvolvimento da língua e cultura de herança em família.

Coordenação: EMCANTAR é uma companhia cultural que nasceu em 1996. Em 25 anos, atingiu mais de meio milhão de “emcantados” e conquistou 9 premiações. Hoje, se divide em duas frentes: a) Grupo EMCANTAR – com mais de mil apresentações artísticas, já atingiu um público de aproximadamente 200 mil espectadores, com 30 mil produtos distribuídos, incluindo 6 álbuns e 1 DVD lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro em mais de 10 espetáculos já montados, voltados para a infância e para a família; b) EMCANTAR Social – com mais de 10 mil crianças e adolescentes beneficiados em cerca de 100 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, suas ações envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 7 livros, 2 DVDs, 1 CD e mais de 30 espetáculos de autoria coletiva.

Para consultar ou baixar a apostila da oficina 2, clique AQUI.

Oficina 3: Quem Quiser que Conte Outra – Semeando Histórias, Cultivando Vínculos

(realizada em 31 de março de 2021)

Descrição: Além de ampliar o vocabulário e a imaginação, a contação de histórias permite uma experiência única de interação em família, contribuindo para o resgate da memória cultural e afetiva de famílias brasileiras no exterior. Seja através de livros, histórias inventadas ou reais, esses são momentos de aconchego e troca em que as pessoas de uma casa param para estar e ler juntas. Além disso, a contação de histórias permite um encontro sonoro leve e afetivo, fazendo com que o interesse pela língua e cultura brasileira seja um resultado natural desse processo.

Coordenação: Lucila Kanadani é formada em Administração de Empresas pela USP/ SP e em Psicologia pela PUC/SP. Nos últimos anos, sua paixão pela Pedagogia levou-a a focar os estudos nessa área e a atuar como professora e voluntária na ABRACE, associação cultural que se dedica ao ensino do português como língua de herança para crianças brasileiras. Atualmente, trabalha como professora em Educação Infantil numa escola montessoriana em Bethesda (Maryland). Além da educação infantil, suas grandes paixões são a música, cultura e o artesanato.

Para consultar ou baixar a apostila da oficina 3, clique AQUI.

Oficina 4: Um, Dois, Feijão com Arroz – Cultura Popular e Tradições Brasileiras

(realizada em 7 de abril de 2021)

Descrição: A oficina tem como objetivo compartilhar experiências sobre como utilizar elementos culturais brasileiros, as histórias de família, histórias de tradição oral, rimas e parlendas para favorecer o desenvolvimento do português como língua de herança. O participante será convidado a relembrar a própria história e dela tirar elementos para fortalecer o uso do português na rotina familiar.

Coordenação: Lanna Duarte é brasileira, nordestina, piauiense, teresinense-florianense, dentista, mestre em saúde pública e apaixonada por cultura, folclore e tradições brasileiras. Filha de professores, cresceu cercada por livros e brincando em um quintal com pomar e animais. Adora contar um causo! Mora nos EUA desde 2014 e trouxe “na mala bastante saudade”, vontade de aprender e uma história de amor por suas raízes geográficas e culturais. Quando a maternidade chegou em 2018, o desejo de construir uma ponte entre sua própria história e a história da filha Brasileira-Americana a levou à ABRACE. Desde então, abraça o mundo do português como língua de herança e desenvolve atividades para famílias brasileiras que também querem estimular o uso do português em casa.

Para consultar ou baixar a apostila da oficina 4, clique AQUI.

Oficina 5: Canta, Canta, Minha Gente – Musicando em Casa

(realizada em 14 de abril de 2021)

Descrição: Nesta oficina, compartilhamos estratégias para manter a identidade cultural e língua de herança por meio da música e dança. As estratégias incluem: tocar e escutar a música em família; construir instrumentos com materiais caseiros e fazer música usando esses instrumentos; estimular a família a dançar juntos em casa; desenvolver recursos que pais podem usar com seus filhos para manterem um forte e saudável senso de identidade brasileira e conexão com suas raízes.

Coordenação: EducArte é uma organização sem fins lucrativos fundada por Pablo Regis de Oliveira e Kate Spanos em Maryland, EUA. A missão da organização é promover arte, cultura e educação. A EducArte cria programas educacionais presenciais e virtuais para apoiar artistas locais e internacionais, assim como estimular a criatividade e expressão artística do público em geral. Kate Spanos é uma dançarina e pesquisadora de Washington, DC, que trabalha com dança irlandesa e brasileira, principalmente danças populares nordestinas e danças de resistência. Pablo Regis de Oliveira é um músico brasileiro, peruano e americano que cresceu no mundo da música brasileira em Los Angeles e Brasília. Ele toca cavaco e percussão e também trabalha como produtor musical e artístico.

Para consultar ou baixar a apostila da oficina 5, clique AQUI.