COMUNICADO: devido às diversas limitações e questões de saúde impostas pela pandemia de Covid-19, o ProJov não está aceitando novos voluntários. A iniciativa Ler É Bom Demais continua distribuindo prêmios para quem preencher o quadro de leitura (ver abaixo), porém sob agendamento. A retirada pode ser feita com Dani Silva pelo email  biblioteca.da.abrace@gmail.com. A descrição abaixo é apenas a título de referência. (Atualizado em dezembro de 2020)

O Programa de Jovens Voluntários (ProJov) foi criado em janeiro de 2018, buscando oferecer aos jovens de 14 a 17 anos e falantes do português como língua de herança um ambiente educativo-cultural para a prática de ações positivas na comunidade, como desenvolvimento de projetos e enriquecimento cultural e linguístico por meio de atividades junto às turmas, participação em eventos culturais, organização e funcionamento de nossa biblioteca, entre outras ações. Esta é uma excelente oportunidade para contribuir com a nossa missão e os jovens podem, ainda, contar as horas de voluntariado para fins de serviço comunitário junto às escolas americanas, sejam públicas ou particulares. Venha fazer parte desta iniciativa! O primeiro passo é preencher o formulário, sendo um para o adulto e outro para o jovem:

  • pai, mãe ou responsável pelo participante, clique aqui.
  • jovem interessado no programa, clique aqui.

Não será permitida a participação no programa:

  • se a inscrição não estiver completa, com os dois formulários preenchidos.
  • sem o segundo passo, que é uma entrevista com a coordenação do programa.

Ler É Bom Demais!

O programa de voluntariado para jovens da ABRACE, ProJov, lançou em março de 2019 o projeto-piloto “Ler É Bom Demais” para incentivar a leitura em português em casa. A ideia surgiu a partir do trabalho feito pelos participantes do ProJov na biblioteca e na contação de história em salas de aula, e do consequente questionamento desses jovens sobre como incentivar as crianças a continuarem a leitura em português fora da ABRACE.

Os benefícios da leitura em geral são amplamente conhecidos e comprovados. No caso dos alunos da ABRACE, falantes de Português como Língua de Herança, estes benefícios são ainda maiores, ajudando a consolidar o cultivo e uso da língua juntamente com outras estratégias. Portanto, o projeto “Ler É Bom Demais” tem como objetivo incentivar ou, em alguns casos, até mesmo criar o hábito da leitura em português, através de pequenas recompensas que servirão de estímulo para alcançar este objetivo.

Devido ao caráter experimental do projeto, a participação é limitada às turmas de alunos com idade entre 7 a 14 anos. Mas, a ideia é incorporar as demais turmas a partir do momento que pudermos contar com recursos sustentáveis. Se a criança tiver um irmão menor que queira participar, poderemos oferecer à criança pequena um prêmio simbólico, como um lápis ou algo semelhante.

Como funciona?

Os alunos deverão imprimir o “Quadro de Leitura”, onde deverão ser preenchidas as seguintes informações: data, nome do livro, tempo lido (20 minutos mínimo), assinatura do responsável para confirmação da leitura. O livro pode ser emprestado da biblioteca da ABRACE ou de casa.

Ao completar o quadro, a criança receberá uma revistinha em quadrinhos como prêmio. Ao final do semestre, a turma que tiver lido o maior número de livros receberá uma festa com pizza, patrocinada pelo “Ler é Bom Demais”. Sucos e brigadeiros podem ser adicionados, se os pais da turma quiserem fazer doações.

Os jovens do ProJov farão a divulgação do “Ler é Bom Demais” junto às crianças e estarão estimulando-as em todas as situações possíveis, como por exemplo, quando estiverem contando uma história, fazendo perguntas às crianças sobre quais livros elas leram, se
estão preenchendo o quadro de leitura, quais livros mais gostaram, etc.

Contamos com o apoio dos pais e responsáveis por alunos para incentivarem seus filhos a participarem deste projeto. Aproveitem para ler juntos e, assim, desfrutar um momento de afeto entre pais e filhos. Queremos que o “Ler é Bom Demais” venha a ser um projeto de longo prazo com apoio de patrocinadores. Neste sentido, precisamos ouvir sua opinião, sugestão e saber como as crianças estão reagindo. Tudo isto será crucial para o
aprimoramento e continuidade do projeto.

Resumo

O que é: projeto “Ler É Bom Demais” para incentivar a leitura em português em casa

Quem: alunos da ABRACE de 7 a 14 anos

Quando: a qualquer hora, de março a junho, e de setembro a dezembro.

Como: imprima e preencha o “Quadro de Leitura”. Ao completar o quadro, a criança receberá uma revistinha em quadrinhos como prêmio. Ao final do semestre, a turma que tiver lido o maior número de livros receberá uma festa com pizza.

Contato: coordenadora voluntária do ProJov, Rita Schmith: AbraceProJov@gmail.com.

ProJov Conta

O “ProJov Conta” é uma série de vídeos de contação de histórias que começou devido à pandemia do Covid-19. Os jovens voluntários passaram a gravar vídeos com leituras de livros para que os alunos da ABRACE pudessem continuar a desfrutar das histórias de casa. A série se tornou um sucesso nas nossas redes sociais. Vídeos novos são divulgados sempre nas quartas-feiras pela manhã, a cada duas semanas, no Facebook, Instagram e Canal do YouTube. 

A lista com todos os vídeos de 2021 está disponível AQUI.

The Youth Volunteer Program (ProJov) was created in 2018 to offer teenagers between the ages of 14 and 17, speakers of Portuguese as a heritage language, an educational and cultural environment to practice positive actions in the community. Activities include project development and cultural and linguistic enrichment of the younger classes, participation of cultural events, library organization, among others. 

“Ler É Bom Demais” (Reading is Very Good) is an initiative to stimulate Portuguese reading at home. The younger children can complete a Reading Board and get prizes when it gets filled. The volunteers from our Youth Program read books for the kids and now, since the beginning of the pandemic, also create storytelling videos for a series called “ProJov Conta”, so that families can read and listen to the stories from home. 

We are not accepting new volunteers at the moment due to the limitations imposed by the Covid-19 pandemic. (Updated on December, 2020)