O Programa de Jovens Voluntários (ProJov) foi criado em janeiro de 2018, buscando oferecer aos jovens de 14 a 17 anos e falantes do português como língua de herança um ambiente educativo-cultural para a prática de ações positivas na comunidade, como desenvolvimento de projetos e enriquecimento cultural e linguístico por meio de atividades junto às turmas, participação em eventos culturais, organização e funcionamento de nossa biblioteca, entre outras ações. Esta é uma excelente oportunidade para contribuir com a nossa missão e os jovens podem, ainda, contar as horas de voluntariado para fins de serviço comunitário junto às escolas americanas, sejam públicas ou particulares. Venha fazer parte desta iniciativa! O primeiro passo é preencher o formulário, sendo um para o adulto e outro para o jovem:

  • pai, mãe ou responsável pelo participante, clique aqui.
  • jovem interessado no programa, clique aqui.

Não será permitida a participação no programa:

  • se a inscrição não estiver completa, com os dois formulários preenchidos.
  • sem o segundo passo, que é uma entrevista com a coordenação do programa.

Ler É Bom Demais!

O programa de voluntariado para jovens da ABRACE, ProJov, lançou em março de 2019 o projeto-piloto “Ler É Bom Demais” para incentivar a leitura em português em casa. A ideia surgiu a partir do trabalho feito pelos participantes do ProJov na biblioteca e na contação de história em salas de aula, e do consequente questionamento desses jovens sobre como incentivar as crianças a continuarem a leitura em português fora da ABRACE.

Os benefícios da leitura em geral são amplamente conhecidos e comprovados. No caso dos alunos da ABRACE, falantes de Português como Língua de Herança, estes benefícios são ainda maiores, ajudando a consolidar o cultivo e uso da língua juntamente com outras estratégias. Portanto, o projeto “Ler É Bom Demais” tem como objetivo incentivar ou, em alguns casos, até mesmo criar o hábito da leitura em português, através de pequenas recompensas que servirão de estímulo para alcançar este objetivo.

Devido ao caráter experimental do projeto, a participação é limitada às turmas de alunos com idade entre 7 a 14 anos. Mas, a ideia é incorporar as demais turmas a partir do momento que pudermos contar com recursos sustentáveis. Se a criança tiver um irmão menor que queira participar, poderemos oferecer à criança pequena um prêmio simbólico, como um lápis ou algo semelhante.

Como funciona?

Os alunos deverão imprimir o “Quadro de Leitura”, onde deverão ser preenchidas as seguintes informações: data, nome do livro, tempo lido (20 minutos mínimo), assinatura do responsável para confirmação da leitura. O livro pode ser emprestado da biblioteca da ABRACE ou de casa.

Ao completar o quadro, a criança receberá uma revistinha em quadrinhos como prêmio. Ao final do semestre, a turma que tiver lido o maior número de livros receberá uma festa com pizza, patrocinada pelo “Ler é Bom Demais”. Sucos e brigadeiros podem ser adicionados, se os pais da turma quiserem fazer doações.

Os jovens do ProJov farão a divulgação do “Ler é Bom Demais” junto às crianças e estarão estimulando-as em todas as situações possíveis, como por exemplo, quando estiverem contando uma história, fazendo perguntas às crianças sobre quais livros elas leram, se
estão preenchendo o quadro de leitura, quais livros mais gostaram, etc.

Contamos com o apoio dos pais e responsáveis por alunos para incentivarem seus filhos a participarem deste projeto. Aproveitem para ler juntos e, assim, desfrutar um momento de afeto entre pais e filhos. Queremos que o “Ler é Bom Demais” venha a ser um projeto de longo prazo com apoio de patrocinadores. Neste sentido, precisamos ouvir sua opinião, sugestão e saber como as crianças estão reagindo. Tudo isto será crucial para o
aprimoramento e continuidade do projeto.

Resumo

O que é: projeto “Ler É Bom Demais” para incentivar a leitura em português em casa

Quem: alunos da ABRACE de 7 a 14 anos

Quando: a qualquer hora, de março a junho, e de setembro a dezembro.

Como: imprima e preencha o “Quadro de Leitura”. Ao completar o quadro, a criança receberá uma revistinha em quadrinhos como prêmio. Ao final do semestre, a turma que tiver lido o maior número de livros receberá uma festa com pizza.

Contato: coordenadora voluntária do ProJov, Rita Schmith: ritarschmith@gmail.com