Queridos amigos, esperamos que todos tenham aproveitado o verão e férias escolares para descansar, passear, diminuir o ritmo de alguma maneira, e que, acima de tudo, tenham aproveitado preciosos momentos em família.

Estamos preparando muita coisa boa para o ano e semestre que se iniciam. Animem-se e animem as crianças: haverá diversas oportunidades para brincadeiras, convivência e diversão entre amigos, para adultos e crianças! Na próxima semana divulgaremos algumas dessas novidades e o calendário com os principais eventos do ano 2013-2014.

Aproveitamos este momento de reorganização de rotinas e calendários para fazer alguns lembretes.

Matrículas: tanto para alunos novos como os que continuam, estão abertas desde o dia 25 de junho e algumas turmas já estão com número completo de alunos.

Quem ainda não renovou a matrícula de seus filhos, faça-o o quanto antes, respondendo às mensagens com boleto eletrônico enviadas pela Cláudia, Diretora Escolar. Alunos novos devem primeiramente preencher o formulário de inscrição disponível na página principal do site da ABRACE.

Local: acabamos de renovar o contrato com a Langley HS por mais um ano, portanto teremos à nossa disposição a mesma estrutura do ano passado, inclusive com a Sala de Convivência, disponível para um bom bate-papo, reuniões de pais, palestras, etc.

A primeira aula será em horário normal, das 10h ao meio-dia, dia 7 de setembro, data em que se comemora o Dia da Independência do Brasil. Compareça para celebrarmos juntos essa data tão importante para a História do nosso país!

Em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado dia 22 de agosto, a seção Fonte de Consulta traz um pouco de informação sobre o tema, além de links para curiosidades, histórias e músicas. Divirtam-se!

Abraços da ABRACE,
Ana Lucia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de Administração:
Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza
www.abracebrasil.org

DESTAQUE – Elementos folclóricos

Que folclore é esse?

A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”… que significam povo e conhecimento, respectivamente. Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.

São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.

Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.”

Matéria completa no site http://www.brasilescola.com/folclore/

Folclore brasileiro ilustrado – Mitos do Folclore: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfolc.htm

25 músicas que todo brasileirinho deve saber cantar!

http://brasileirinhos.wordpress.com/25-musicas-que-todo-brasileirinho-deve-cantar/