Querida família ABRACE,

Após longas férias e com a energia renovada, estamos prontos para mais um ano de aprendizado, diversão, convivência e muitas aventuras. Queremos dar as boas-vindas a todas as famílias que se unem pela primeira vez a nós nessa caminhada deliciosa para dar essa oportunidade valiosa aos nossos filhos. Aos parceiros de sempre, renovamos nosso abraço apertado, nosso sorriso em revê-los em breve e o muito obrigado a pais, alunos, professores e colaboradores que fazem da ABRACE o cantinho brasileiro nessa região.

O ano acadêmico já está para começar: neste sábado, dia 07 de setembro, na Langley High School, das 10h às 12h, será o primeiro dia de aula.

Como nessa data comemora-se também o Dia da Independência do Brasil, convidamos todos, adultos e crianças, a vestir-se de verde e amarelo! Os pais podem deixar os filhos em suas salas de aula e dirigir-se ao espaço de convivência da ABRACE, sala número 225, para celebrarmos juntos esse dia tão importante para a História do Brasil!

NOVIDADES

Nós da ABRACE estamos muito animados com o ínicio deste ano. Sempre comprometidos com a contínua construção de um programa sólido que priorize a qualidade de serviços à nossa comunidade com características tão específicas, trabalhamos durante o verão para alinhar vários aspectos desse programa único e desafiador.

Como parte desta rica rede de fatores interligados foram considerados: as características de ser uma associação comunitária e o ensino e aprendizagem do português como língua de herança (PLH), a importância da participação ativa da família neste processo de aquisição de conhecimento e vivência de experiências sócio-culturais em grupo, e a vital necessidade de transformar esta vivência em algo significativo e socialmente prazeroso, entre outros fatores.

Em especial, destacamos o valor que a ABRACE dá à participação e envolvimento dos pais na realização desse projeto educativo-cultural. Com base nesta crença, em maio/junho deste ano convidamos os pais a responder algumas perguntas sobre vários pontos relacionados aos serviços prestados pela ABRACE.

Ficamos muito felizes e agradecemos de coração pela contribuição de muitas famílias com suas opiniões e sugestões. Em breve teremos um encontro para repassar aos pais o que aprendemos com a pesquisa e como isso irá nortear muitas das nossas decisões. Enquanto isso, adiantamos a seguir algumas mudanças, parte das quais resultante do retorno obtido com a pesquisa.

Idade para entrada no programa passa a ser a partir de 3 anos

Levando em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil nessa faixa etária e algumas limitações do ambiente físico que temos à nossa disposição, com o objetivo de proporcionar a melhor adaptação possível das crianças ao programa, a partir de setembro de 2013 a idade inicial para matrícula no programa passa a ser 3 anos, completos até o mês de agosto, antes do início das aulas.

Critérios para formação de turmas

Com o crescimento do interesse pelo programa de ensino da ABRACE e o aumento na  quantidade de alunos, temos a flexibilidade de formar turmas priorizando o critério de idade, o que facilita a socialização das crianças e estimula um ambiente de aprendizado com interesses comuns e atividades apropriadas à faixa etária. Portanto, se tivermos o mínimo de 8 alunos, haverá uma turma para cada idade, até a faixa de 10 anos, e os alunos serão alocados nas turmas respectivas conforme a data de nascimento. A distribuição dos alunos por turma será feita considerando a idade da criança até o dia 30 de dezembro. Lembramos que, sempre que necessário e apropriado, outros critérios serão levados em consideração na análise sobre a composição de turmas, conforme sua relevância no processo de ensino-aprendizagem.

Reconhecemos que cada família tenha uma realidade distinta, que proporcione às crianças níveis de entendimento e comunicação em português bem variados, mas essas diferenças serão trabalhadas pelos professores em cada turma, com a colaboração das famílias, para obter o maior engajamento e progresso possíveis com os alunos.

Com relação a crianças com necessidades especiais, buscaremos colocá-las nas turmas com crianças da mesma idade, como é feito na maior parte das escolas públicas dos Estados Unidos. Casos especiais, em que possa haver dificuldade de aplicação dessa regra, devem ser discutidos e analisados pela direção, em conjunto com professores e pais.

Para facilitar a comunicação, a nomenclatura das turmas também sofreu alteração. Cada grupo terá o nome de um Estado brasileiro. Nos próximos dias, a direção escolar informará o nome de cada turma, a idade correspondente e o número da sala de aula.

Lanche

A partir deste ano, há mudança em relação ao fornecimento do lanche. Manteremos o breve intervalo para o lanche, mas será responsabilidade dos pais o envio de alimento saudável para seus filhos. Essa mudança resulta do retorno recebido na pesquisa sobre a necessidade ou não de fornecermos o lanche e a flexibilidade de opções.

Sugestões: barra de cereal, queijo, sucos, água, creme de maçã, frutas, entre outros (itens pequenos, simples de abrir e fáceis de comer).

Não serão permitidos: alimentos que contenham amendoim e derivados, e iogurtes.

Regras de uso do espaço, calendário de eventos e reunião com pais de alunos

Lembramos a todos que as regras da Langley com relação a respeitar os horários de chegada e saída e à proibicao de bebidas e alimentos em sala de aula permanecem as mesmas.

Nos próximos dias, estarão disponíveis no website da ABRACE documento com todas as regras para o uso do espaço que alugamos na Langley e o calendário de eventos para o ano 2013-2014. Em breve, informaremos também a data da reunião de pais com o Conselho de Administração e a Diretoria Escolar da ABRACE. Aguardem!

Esperamos vocês para construir juntos mais um ano de sucessos!

Abraços da ABRACE,
Ana Lucia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de Administração:
Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza
www.abracebrasil.org