Queridos amigos, começamos este boletim comemorando a movimentação do sábado dia 15, primeiro dia de atividades rotineiras na nova sede da ABRACE. Houve muita gente procurando para onde ir, pais e crianças zanzando pelos corredores, mas esse burburinho, esperado diante de tanta novidade e mudanças, faz parte do nosso ambiente descontraído e alegre. Foi muito bom ver a ‘família’ ABRACE reunida na casa nova!

Queremos agradecer aos pais de alunos que buscaram seus filhos pontualmente nas salas de aula na hora da saída, facilitando muito a arrumação das salas pelos professores e assistentes dentro do prazo estipulado pela escola.

Registramos aqui nosso especial agradecimento ao grupo de professores da ABRACE que seguiu todas as regras de cuidado com o espaço fazendo com que a inspeção final, realizada em todas as salas pelo servente e supervisor da escola Langley, tivesse resultado excelente!

Contamos com a colaboração de todos para continuarmos assim!

Lembrete: o horário de entrada em sala de aula é às 10h pontualmente, e não antes, e o horário de término das aulas é meio-dia em ponto.

Temos a seguir novidades interessantes para o trabalho de formação de leitores em sala de aula e em casa com a família. Confiram logo a seguir!

Até sábado!

Abraços da ABRACE.

Conselho de diretores:

Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro 
Sônia Mendonça
Teresa Souza

DESTAQUES – Programas infantis

Listas de alunos e conteúdo programático por turma

A partir de amanhã, dia 21, a lista de alunos revista e atualizada e as listas de conteúdo planejado para o semestre estarão disponíveis para consulta eletrônica.

Projeto Aprendendo Português da TV Globo Internacional

Como parte do projeto Aprendendo Português da TV Globo Internacional, que visa apoiar iniciativas de educação infantil no exterior, a ABRACE recebeu a doação de 15 unidades do jogo Eu Conto e orientação inicial sobre como utilizá-lo.

O jogo visa estimular a criatividade de crianças e adolescentes, motivando-as a criar e contar histórias, de maneira lúdica e divertida, além de possibilitar o desenvolvimento da cognição, da imaginação e do espírito de equipe, e pode ser usado tanto em salas de aula como pela família em casa.

O jogo é parte de um projeto lançado pela ong Viva e Deixe Viver, fundada em São Paulo mas que atualmente oferece oficinas para formação de contadores de estórias em diversos Estados do Brasil. É formado por 104 cartas, cada uma com uma palavra em sua face, divididas em cinco categorias: Ações, Objetos, Qualidades, Lugares e Personagens. O objetivo é contar uma história a partir das palavras propostas nas cartas, podendo a conclusão da história ser feita por todo o grupo ou individualmente, por escrito ou oralmente.
 

Como o jogo pode ajudar no desenvolvimento da criança:

Linguagem

Ajuda a criança a se familiarizar com a linguagem e com a comunicação, oportunizando e encorajando a leitura, a escrita e/ou a fala. Usando a linguagem falada ou escrita e a leitura, as crianças descobrem como é divertido brincar e aprender.

Desafio
Estimula a mente e a inteligência, desafiando aquele que joga, sozinho ou em grupo, a descobrir a solução. Trabalha a estratégia, a persistência, o equilíbrio, a parceria e o foco do jogador.

 

Descoberta

Inspira a criança a explorar, desvendar e apreciar o mundo que as envolve, percebendo o quão fascinante ele é. Tudo isso por meio da satisfação de curiosidades, do aprimoramento da capacidade de elaboração sobre pessoas, animais, lugares, etc.

 

Criação

Possibilita à criança se expressar além de encorajá-la a se divertir usando a imaginação e fazendo conexões entre as diversas áreas do aprendizado. Criatividade é fundamental para uma boa aprendizagem.

 

Atenção

Auxilia a criança a olhar, escutar, concentrar-se, observar e perceber. Desenvolver essas habilidades é um primeiro passo para a qualidade, por exemplo, do trabalho da leitura e da escrita.

ESPAÇO do patrocinador

BBMT e Banco do Brasil apoiam a educação infantil no exterior. 

A BB Money Transfers, empresa subsidária do Banco do Brasil, oferece através do BB Remessa um pouco mais de Brasil para você.O BB Remessa atua através de agentes, onde você pode conhecer mais o produto. Para saber mais sobre os agentes de remessa na região de DC, MD e VA e como enviar dinheiro ao Brasil por esse serviços, consulte www.bbmt.com. Acessem também a página do BBMT no Facebook.