Queridos amigos, queremos atualizar vocês sobre o atual processo de transição da gestão da ABRACE.

Nós tivemos muitos candidatos extremamente qualificados para a posição de diretor escolar da ABRACE, anunciada a partir de fim de junho. Após um criterioso processo de seleção, temos a satisfação de informá-los que selecionamos uma candidata que reúne qualificação, experiência e, principalmente, paixão pela nossa cultura e pela educação das nossas crianças.

É com enorme prazer que apresentamos a Claudia Barbosa, nova Diretora Escolar da ABRACE. A Claudia é paulistana, casada com o David e mãe do Max de 3 anos. Ela é graduada em Comunicação Social pela Universidade de Judas Tadeu, em São Paulo, e atualmente está cursando mestrado em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho, em Portugal. A Claudia vem para a ABRACE com uma experiência fantástica.

Por 6 anos, ela foi a Diretora Executiva da Escola Estrela do Mar, uma escola que ela e o marido fundaram em Maceió, Alagoas, para atender crianças carentes. A Claudia não só tinha reponsabilidade por toda a parte administrativa, mas também foi responsável pela captação de recursos com doadores internacionais, pela coordenação pedagógica, e pelas atividades de coordenação com pais e professores.

Além dessa experiência extraordinária e relevante, a Claudia conhece o trabalho da ABRACE de perto por ser mãe de aluno e por ter participado de algumas oficinas para professores organizadas pela ABRACE e pela Georgetown University. Convidamos vocês a se apresentarem e darem as boas vindas à Claudia.

Queremos também aproveitar este momento para homenagear e agradeçer a nossa atual Diretora Executiva, Ana Lúcia Lico. A maioria de vocês já conhece essa paulista, mãe de duas crianças queridíssimas, o Gabriel de 8 anos e o Lucas de 5, casada com o Tim, que é um americano de coração bem brasileiro. Se vocês conhecem a Ana Lúcia, já sabem que ela é a incansável força motriz por trás da ABRACE. Ela foi uma das principais responsáveis por pegar uma turminha de 6 alunos que operava informalmente nas instalações de uma igreja na Virgínia em 2007 e, com muito trabalho, fundar a ABRACE, fazer a escola crescer para abrigar 130 alunos, dar a esse trabalho visibilidade e reconhecimento através de prêmios importantes e estabelecer parcerias estratégicas com o Itamaraty, o Banco do Brasil e a Rede Globo. A ABRACE deve muito do que é hoje à visão, determinação e persistência da Ana Lúcia. Nós do Conselho não poderiamos deixar de expressar nossa gratidão por toda sua dedicação na construção dessa importante organização para a comunidade brasileira na região metropolitana de Washington D.C.

Mas não se preocupem: a Ana Lúcia não vai deixar a ABRACE. Nos próximos dois meses, ela e a Claudia compartilharão a direção da ABRACE, para assegurar transferência de conhecimentos e um suave processo de transição que minimize contratempos. Depois disso, a Claudia assumirá a direção escolar da ABRACE e a Ana Lúcia logo se juntará ao Conselho para continuar colaborando na construção da ABRACE.

Se por um lado contamos com a compreensão e com a ajuda de todas as famílias nesta importante transição, por outro, nós, da direção e do Conselho, nos oferecemos para responder a qualquer pergunta que vocês possam ter e nos colocamos à disposição de todos para esclarecer dúvidas ou apreensões.

Um excelente começo de ano letivo para todos!

Abraços,

Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro
Sônia Mendonça
Teresa Souza