Queridos amigos, estamos contentes com a resposta positiva recebida a respeito da nova sede da ABRACE, a Langley High School, em McLean. Também estamos animados para o ano letivo que começa de “casa” nova!!

Formulário de matrículas 

Alunos que retornam e alunos novos DEVEM ter o novo formulário de matrícula (disponível na página principal do site da ABRACE) preenchido para garantir sua vaga nos programas. Esse formulário será base para atualização de dados cadastrais dos alunos e suas famílias e para gerar as listas de alunos do novo ano letivo. Pedimos que preencham os formulários para seus filhos o quanto antes.

A partir de 23 de agosto, as famílias de novos alunos começam a receber os boletos para pagamento e efetivação da matrícula.

Importante: a vaga do aluno só será confirmada após o pagamento da semestralidade.

Em seção logo a seguir, temos informações atualizadas sobre os cursos de português para adultos. A partir de sexta, dia 24, essas informações estarão disponíveis também na versão em inglês do site da ABRACE. Divulguem!

Novidade

Estamos inaugurando uma seção nova neste boletim: Acontece na Comunidade, para compartilhar notícias e eventos relacionados à comunidade brasileira residente nos Estados Unidos. Confiram!

Até breve!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretoria Executiva

Conselho de diretores:

Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro 
Sônia Mendonça
Teresa Souza

——————————————————————————————————–

 

DESTAQUES – Programas infantis

AULAS DE PORTUGUÊS

O primeiro dia de atividades do semestre será 8 de setembro, na nova sede, no endereço: 6520 Georgetown Pike, McLean, VA 22101. Saiba mais sobre a escola no site: www.fcps.edu/LangleyHS

Turmas

As aulas são aos sábados, das 10h ao meio-dia, com a mesma divisão de turmas: 

– Pré-escola para crianças de 2 anos e meio a 5 anos e meio (Pre3, Pre4, Pre5) 

– Pré-alfabetização (Pre-Alfa): para crianças de 5 a 7 anos, em fase de transição no aprendizado em português e em início de alfabetização em inglês 

– Alfabetização/Letramento (A1, A2, A3, A4 e A5): para crianças e jovens de 6 a 17 anos.  

Alunos que já estudam na ABRACE serão alocados por turma conforme indicação na avaliação de resultados realizada em junho. 

Para alunos novos, é feita uma avaliação durante 2 ou 3 semanas de aula, que consiste na análise do desenvolvimento acadêmico e social da criança conduzida pela professora em conjunto com os pais e a coordenação pedagógica da ABRACE. 

Valores

O valor da semestralidade é U$270 por aluno, para o semestre de setembro a dezembro/12. Para alunos novos, há a cobrança adicional da taxa de matrícula, no valor de U$35.00 por aluno. 

Há os descontos de 10% e 15% para segundo e terceiro filhos da mesma família respectivamente, e o desconto de 30% para filhos de professores da ABRACE. Nenhum dos descontos se aplica à taxa de matrícula.

Importante: a vaga do aluno só será confirmada após o pagamento do boleto eletrônico, enviado para o email principal de cada família.

DESTAQUES – Programas para adultos

AULAS DE PORTUGUÊS

As aulas serão na nova sede da ABRACE, mesmo local das aulas das crianças. Endereço: 6520 Georgetown Pike, McLean, VA 22101.

Inicialmente, serão oferecidas as mesmas duas turmas de português para adultos, desde que alcancemos o número mínimo de 6 alunos por turma:

101 – Iniciante 2

104 – Intermediário 2/pré-avançado

Podemos avaliar a possibilidade de formar uma turma diferente das existentes, dependendo do número de alunos realmente interessados.

O curso terá duração de 10 semanas de aula, no período de 15 de setembro a 18 de dezembro de 2012, no horário das 10h às 11h55, a um custo de U$280 por aluno.

Informações detalhadas sobre material didático e atividades em sala de aula serão apresentadas aos interessados no dia 8 de setembro. Nas próximas semanas enviaremos a programação desse primeiro dia.

A partir deste semestre, o processo de matrícula no curso de adultos, tanto para quem retorna quanto para alunos novos, começa a partir do preenchimento do formulário de inscrição (acessado pelo link abaixo). Esse formulário deve ser preenchido até o dia 31 de agosto para darmos sequência ao processo.

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFN2RGkzRHNPSHh1d25qbDN5ZUVRUXc6MQ#gid=0

ACONTECE na Comunidade

Português para adultos no Hill Center

Terá início no dia 5 de setembro, no centro cultural Hill Center, em Capitol Hill, um novo curso para quem quiser aprender português depois do trabalho. Serão oferecidas várias modalidades de cursos, como o Português para Falantes de Espanhol e o Português para Business, ministrados pela professora Valéria Buffo, com experiência no ensino de português para estrangeiros.

No dia 23 de agosto, das 19h às 21h, haverá uma sessão informativa sobre cada tipo de curso e metodologia a ser usada no Hill. Quem quiser inscrever-se para essa sessão, deve clicar no link:

http://hillcenterdc.org/home/programs/313

Quem não puder participar desse encontro aberto e tiver interesse no curso, deve contatar a professora pelo e-mail valerybuffo@yahoo.com, identificando o assunto como “Aulas de Português”.

Brazil Day DC

Acontecerá no dia 9 de setembro, domingo, entre 11h e 18h, a segunda edição do festival realizado no centro da região metropolitana de Washington, D.C. O evento, que acontece para celebrar a cultura, arte e culinária brasileiras, será no mesmo parque de 2011, o The Yards Park at Capitol Riverfront, com programação para adultos e crianças. Marquem na agenda e fiquem de olho na programação pelo link: 

http://brazildaydc.org/index.html