Queridos amigos, 

Esperamos que todos estejam aproveitando bem o verão e férias escolares, com boa dose de diversão e alegria! Estamos de volta às nossas comunicações regulares, com muitas novidades.

É com grande prazer que anunciamos que a nova sede de atividades da ABRACE será a Langley High School, em McLean, bem perto da nossa antiga localização. Como havíamos informado, a mudança de sede foi necessária para acomodar o crescimento da ABRACE nos últimos anos.

Esperamos rever a todos em nossa “casa nova” a partir do dia 8 de setembro de 2012! O espaço é ótimo e atenderá muito bem às necessidades dos nossos alunos, além de ter um estacionamento enorme.

Depois de cinco meses de procura e contatos com quase 40 lugares (igrejas de todo tipo e tamanho, escolas particulares e públicas), assinamos o contrato com a Langley HS no início desta semana.

Como a escola é parte de Fairfax County Public Schools (FCPS), há uma série de novas regras a cumprir, portanto contaremos com a habitual cooperação de todos para que a utilização do novo espaço transcorra sem problemas.

Essas regras serão bem explicadas e enviadas a todos num próximo boletim.

Matrículas 

Como anunciamos em junho, TODOS os alunos devem ter o novo formulário de matrícula (disponível no site da ABRACE) preenchido até dia 22 de agosto para garantir sua vaga nos programas. Esse formulário será base para atualização de dados cadastrais de cada aluno e família cliente da ABRACE, e necessário para gerar as listas de alunos do novo ano letivo.

A partir de 11 de agosto, começaremos o envio de invoices para todos os pais que tinham alunos no primeiro semestre deste ano.

O valor da semestralidade permanece o mesmo: U$270 por aluno, independentemente do nível escolar, para o semestre de setembro a dezembro/12.

Os descontos de 10% e 15% para segundo e terceiro filhos da mesma família continuam válidos, assim como o desconto de 30% para filhos de professores da ABRACE.

Importante: a vaga do aluno só será confirmada após o pagamento do invoice correspondente.

Estrutura de gestão da ABRACE

Estamos finalizando o processo de contratação da Diretora Escolar da ABRACE. No próximo boletim já teremos novidades!

Por último, na seção Fonte de Consulta, convidamos vocês a pensar e falar de folclore com um ‘novo olhar.’ Confiram!

Até breve!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretoria Executiva

Conselho de diretores:
Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro 
Sônia Mendonça
Teresa Souza

www.abracebrasil.org

———————————————————————————————————

DESTAQUES – Programas infantis e adultos 

Programas infantis

Aulas de Português

O primeiro dia de atividades do semestre será 8 de setembro, na nova sede, no endereço: 6520 Georgetown Pike, McLean, VA 22101.

As aulas seguem aos sábados das 10h ao meio-dia, com a mesma divisão de turmas:

– Pré-escola para crianças de 2 anos e meio a 5 anos e meio (Pre3, Pre4, Pre5)

– Pré-alfabetização (Pre-Alfa): para crianças de 5 a 7 anos, em fase de transição no aprendizado em português e em início de alfabetização em inglês

– Alfabetização/Letramento (A1, A2, A3, A4 e A5): para crianças e jovens de 6 a 17 anos

Para alunos que retornam, a definição de turma/nível escolar para onde vai o aluno será baseada na avaliação de resultados realizada em junho.

Para alunos novos, fazemos uma avaliação inicial por 2 ou 3 semanas de aula, que consiste na análise do desenvolvimento acadêmico e social da criança feita pela professora em conjunto com os pais e a coordenação pedagógica da ABRACE.

Saiba mais sobre a escola no site: www.fcps.edu/LangleyHS.

Futebol – em função da mudança para a nova sede e fase de adaptação inicial ao espaço, não estaremos oferecendo aulas de futebol neste semestre.

Programas para adultos

Aulas de Português – planejamos seguir em frente com o curso para adultos, que começou em setembro de 2010. Na próxima semana, faremos contatos como os alunos das turmas 101 e 104 com instruções para iniciar o processo de matrículas dos adultos em 17 de agosto. Enviaremos informações detalhadas em breve!

FONTE DE CONSULTA – Atividades

FOLCLORE: mais presente do que a gente pensa!

Tornou-se oficial em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à  comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada.

Mas será que tratamos o assunto de forma a valorizar sua riqueza?

A seguir, publicamos trecho de artigo da revista Nova Escola que provoca uma reflexão interessante a respeito. Leiam e aproveitem para falar do ‘seu folclore’ com as crianças!

“Ensinar ao aluno que os elementos de sua própria cultura fazem parte do folclore brasileiro é um dos maiores desafios enfrentados por pais e professores ao tratar do tema. Quando chegam à escola, as crianças trazem com elas os elementos culturais que estão mais próximo delas. Por isso, explicar a elas que essa “cultura caseira” faz parte da noção de folclore funciona melhor do que simplesmente apresentar lendas e mitos sem contextualizá-los.

“”Tal atitude faz os alunos considerarem como folclore elementos que estão distantes deles, dos quais não participam””, explica Alberto Ikeda, professor de Cultura Popular e Etnomusicologia do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus São Paulo.

Estimular os estudantes a pesquisar sobre suas próprias comunidades e até mesmo hábitos familiares pode ser um ótimo ponto de partida para o ensino da noção de folclore. “A criança só pode entender a diversidade se perceber que faz parte disso”, diz Ikeda. Uma forma eficiente de abordar essas questões é contar que o conjunto desses costumes determina os aspectos culturais de um povo.”

Acesse o artigo completo pelo link: 

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/jeito-certo-trabalhar-folclore-635351.shtml