Queridos amigos, convidamos vocês para conhecer a biblioteca móvel da ABRACE neste sábado, dia 5, entre 10h30 e 11h50, na sala de convivência (número 219). Este será o primeiro encontro mensal com o comitê da biblioteca, que estará disponível para explicar as regras sobre empréstimos de livros e conversar sobre contação de histórias.
 
Neste encontro, vamos aproveitar e falar sobre como estimular a criatividade e o gosto por contação de histórias, para adultos e crianças, por meio do jogo Eu Conto, doado à ABRACE pela Globo, como parte do projeto “Aprendendo Português”.
O jogo é simples, dá para brincar em qualquer lugar, e vem sendo usado pelos professores da ABRACE desde o ano passado. Para os pais, teremos o jogo disponível na Feira do Livro, dia 16 de novembro.
 
Compareçam neste sábado! Tragam os filhos pequenos, ou mesmo os grandes que não estiverem participando neste semestre; todos serão muito bem-vindos para se esbaldar com os livros!
 
Há um artigo com dicas para formação de leitores na seção Fonte de Consulta, e o link para a página que explica mais sobre a parceria da ABRACE com a Globo nesse projeto.
 
Diversão garantida: no dia 26/10, vamos celebrar o Dia das Crianças (comemorado em 12 de outubro) numa tarde cheia de brincadeiras para adultos e crianças, em um parque em McLean. Botem na agenda e fiquem de olho na programacão!
 
Até sábado!
 
Abraços da ABRACE,
Ana Lucia Lico
Diretora Executiva
 
Cláudia Barbosa
Diretora Escolar
 
Conselho de Administração:
Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza
www.abracebrasil.org
 

FONTE DE CONSULTA – formação de leitores e o projeto Aprendendo Português

DICAS simples para transformar os filhos em pequenos grandes leitores
 
“O comportamento da família influencia diretamente os hábitos da criança. Se os pais lêem muito, a tendência natural é que a criança também adquira o gosto pelos livros”, afirma Rosane Lunardelli, doutora em Estudos da Linguagem e professora Universidade Estadual de Londrina (UEL). A família tem o papel, portanto de mostrar para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa, e não apenas uma obrigação, algo que deve ser feito porque foi pedido na escola, por exemplo. “As crianças precisam ser encantadas pela leitura”, diz Lucinea Rezende, doutora em Educação e também professora da UEL.

Para seduzir pela leitura, há diversas atividades que os pais e outros familiares podem colocar em prática com a criança e, assim, fazer do ato de ler um momento divertido. No período da alfabetização – antes dela e um pouco depois também -, especialistas sugerem que se misture a leitura com brincadeira, fazendo, por exemplo, representações da história lida, incentivando a criança a criar os próprios livros e pedindo que a criança ilustre uma história. “Para encantar as crianças pequenas, é essencial brincar com o livro”, recomenda Maria Afonsina Matos, coordenadora do Centro de Estudos da Leitura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Maria Afonsina também dá uma dica: nunca reclame dos preços dos livros diante do seu filho. “O livro precisa ser valorizado”, diz ela.
 
Para ler o artigo completo e acessar as 10 dicas, de autoria de Marina Azaredo para o Educar para Crescer, da Editora Abril, clique no link:
 
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/incentivar-leitura-624840.shtml
 
Projeto Aprendendo Português e o jogo Eu Conto
 
A ABRACE é uma das instituições de educação nos Estados Unidos apoiadas pelo projeto “Aprendendo Português” da Globo, que tem como objetivo fazer com que a cultura do Brasil esteja cada vez mais presente na vida de crianças, descendentes direta ou indiretamente de brasileiros, no exterior.
 
O jogo Eu Conto visa estimular a criatividade de crianças e adolescentes, motivando-as a criar e contar histórias, de maneira lúdica e divertida, além de possibilitar o desenvolvimento da cognição, da imaginação e do espírito de equipe.
 
http://tvglobointernacional.globo.com/avulsa.aspx?id=5646f6ac-dffa-4256-8b4e-17ee3e9fd937

COMO POSSO CONTRIBUIR

Participação de pais, mães e quem mais puder
 
Em sala de aula
Aproveitem a oportunidade de acompanhar e comemorar os progressos de seus filhos, ajudar a professora no que precisar, ver as crianças interagindo e construindo seus próprios laços, e ainda matar as saudades de músicas, histórias, brincadeiras e tantos elementos da cultura brasileira que recebemos quando crianças.
 
Nos próximos dias vocês receberão, no endereço de email que temos cadastrado, link do Sign-Up Genius, com calendário de aulas de cada turma, para os pais fazerem rodízio como voluntários nas salas das crianças de 7 anos e maiores.
 
Muito além da sala de aula
Dados acadêmicos e práticos mostram que o engajamento dos pais em iniciativas desse tipo é necessária para a identificação da criança com sua herança cultural, mas o papel dos pais é também fundamental na sustentabilidade da organização.
A seguir, dois trechos de um estudo realizado pela Alliance for the Advancement of Heritage Languages, com sede em DC, que reforçam o conceito de que só avançamos se seguirmos em conjunto:
 
“Establishing and maintaining effective community-based programs involves a great deal of work, support, and dedication on the part of community members, cultural and religious centers, and educational organizations (Compton, 2001). Program staff often face overwhelming challenges to keep their classes going. Maxwell (1996), for example, argues that the challenges to community members and parents seeking to maintain and enhance heritage languages can be insurmountable.”
 
The participation of parents as volunteers in heritage language schools can be a critical factor in the success of program. For example, in many Chinese schools, parents’ service contributes to almost all aspects of the program, including administration, teaching, and community service (Li, 2005). Thoughtful involvement of parents in planning, teaching, and celebration of cultural events can strengthen the heritage language program and its impact in the community (Compton, 2001).”
 
Challenges and Needs of Community-based Heritage Language Programs and How They Are Addressed
http://www.cal.org/heritage/
 
Sugestões práticas – mesmo com pouco é possível fazer muito pela ABRACE: (falaremos mais a respeito no dia 21)
 

  1. ajudar com planilhas e banco de dados
  2. fotografar ou filmar um evento ou atividade especial
  3. organizar bancos de fotos e videos para disponibilizar aos pais
  4. ajudar na arrumação (inicial ou final) de eventos culturais ou comunitários
  5. ajudar na preparação de pedidos de patrocínio (grants)
  6. revisar textos de documentos em português ou inglês
  7. falar sobre os programas da ABRACE para parentes, amigos e conhecidos, do trabalho, do clube, da igreja, da vizinhança, aonde for!
  8. ‘curtir’ a ABRACE no Facebook e compartilhar os posts publicados na página da associação em suas redes de amigos
  9. faça pesquisas na internet usando o GoodSearch.com e escolha a ABRACE como beneficiada
  10. deixe seu depoimento sobre o trabalho da ABRACE no site que reconhece o trabalho de organizações sem fins lucrativos:  http://greatnonprofits.org/organizations/browse/search:ABRACE/radius:1
  11. doação de qualquer valor para a ABRACE pode ser dedutível do IR (pelo status 501(c)(3)) e dá para faze-lo pelo PayPal. O link está no website www.abracebrasil.org, seção Como Apoiar.

 
Quem tiver interesse em uma dessas sugestões ou quiser propor algo adicional, por favor escreva para abracebrasil@gmail.com.