Queridos amigos,

Como informamos semana passada, as aulas das crianças e a V Feira do Livro deste sábado, 27 de outubro, serão na antiga sede da ABRACE, a McLean Baptist Church, no mesmo horário, a partir das 10h.

Endereço: 1367 Chain Bridge Road, McLean, VA 22101.

Nosso muito obrigada a todos que doaram livros, CDs e DVDs para a ABRACE no sábado passado. Há alguns itens que serão bem disputados durante a feira…

Quem ainda tiver livros infantis em português que queira doar, pode levá-los no próprio sábado, de preferência até 9h45, e deixar no ginásio com as mães voluntárias que estarão montando a área da Feira.

Na seção Destaque há a lista de turma por sala de aula, a programação especial do dia 27 e informaçoes sobre os termos de autorização para divulgação de fotos do evento. Leiam com atenção.

Os responsáveis pelas crianças deverão buscá-las no salão do subsolo, local onde encerraremos as atividades da manhã. Recomendamos que cheguem ao meio-dia, para acompanhar a distribuição de brindes e fotos com a garotada.

Por último, a seção Fonte de Consulta traz informações interessantes sobre a Feira do Livro de Frankfurt, uma das maiores do mundo, e sobre perspectivas para a literatura nacional brasileira. Leiam!

Até sábado!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretora Executiva
Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de diretores:

Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro
Sônia Mendonça
Teresa Souza

————————————————

DESTAQUES – Programas infantis

Feira do Livro e atividades do dia 27/10

Para onde levar os alunos no prédio da McLean Bapist Church, de acordo com suas turmas:

Pre3a (Renata) e Pre3b (Luciana) – sala laranja (piso intermediário)

Pre4a (Maylene) e Pre4b (Eugênia) – sala amarela (piso intermediário)

Pre5 (Alessandra) – sala roxa (piso intermediário)

Pre-alfaA (Bárbara) e Pre-alfaB (Laudeci)- salão do subsolo (Y.Hall)

A1 (Luciene) – sala C (2º andar)

A2 (Elaine) e A3 (Daniela) – sala Conference Room (piso UL)

A4/A5 (Yalu) – sala no subsolo, atrás do salão principal

Turma nova (Ana Beatriz) – sala A (2º andar, próx ao bebedouro)

 

PROGRAMA do dia da Feira do Livro:

10h às 11h – atividades em sala de aula

11h – 11h15 – acomodação dos alunos no Youth Hall (salão do subsolo) e entrega de kit especial de lanchinho (sentados no chão)

Exceção: alunos Educação Infantil Pre3 e Pre4 farão o lanche na cozinha do 2º andar entre 10h40 e 10h55, com profas Renata, Luciana, Maylene e Eugênia.

11h15 – 11h30 – início do papo com a Emília, que vai falar dos amigos do Sítio do Picapau Amarelo

11h30 – 12h – sessão de filme: dois episódios do novo desenho do Sítio

12h – 12h10 – sorteio de brindes e distribuição de máscaras para as crianças

12h10 – 12h30 – sessão de fotos com a Emília, em grupo e individual

Nota: Não haverá filmagem por parte da Globo, apenas fotos e filmes caseiros por parte da ABRACE. A seguir os links para os termos de adesão para autorizar a divulgação de algumas fotos do evento em site de internet e mídia social da Globo. Quem comparecer, deve levar esses termos impressos e assinados. Quem preferir não autorizar a divulgação de fotos de sua família deve informar a diretoria da ABRACE antes do início do filme.

Termo autorização para menor:

https://docs.google.com/file/d/0B0ue8NAvyqfZb3lPUTFIRXZ4Tnc/edit?pli=1

Termo de autorização para adulto:

https://docs.google.com/file/d/0B0ue8NAvyqfZQjNXYVM0MjBYYmc/edit?pli=1

 

FONTE DE CONSULTA

O novo boom da literatura brasileira

“Brasil, o palco agora é de vocês”. Foi assim que Jürgen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, oficializou o País como o convidado de honra da edição do próximo ano. O evento aconteceu domingo, 14 de outubro de 2012, no pavilhão ocupado pelo atual homenageado, a Nova Zelândia, que se despediu com canções tradicionais maori. Empossado, o Brasil respondeu com bossa nova: um show de voz e violão, com Celso Sim e Arthur Nestrovski.

Montado pela primeira vez na feira, o espaço da Associação Brasileira de Editoras Universitárias também recebeu, entre outros profissionais, livreiros interessados em distribuir as obras produzidas nas universidades.

“Há muito mais gente falando o português hoje no mundo. Só de um título que ensina o idioma para estrangeiros, já vendemos, ao longo dos anos, 135 mil cópias”, conta Susanna Florissi, diretora da SBS, livraria, distribuidora e editora especializada em livros técnicos.

Programas de apoio à tradução, a recém-lançada Granta brasileira (explicação a seguir), o fato de as editoras nacionais estarem mais atentas à literatura feita no País e do Brasil ser o país convidado da Feira do Livro de Frankfurt em 2013. Somando esses elementos à curiosidade que o País anda despertando, este é um bom momento para ser escritor no Brasil; e os que ainda não contrataram agentes literários têm de correr para não perderem a chance de fazer parte do que se espera ser o novo boom da literatura brasileira.

Os melhores jovens escritores brasileiros

A edição especial de Granta – Os melhores jovens escritores brasileiros reúne textos dos 20 melhores jovens escritores brasileiros com menos de 40 anos. Os nomes foram selecionados por um grupo de sete jurados, a partir de contos e trechos de romance inéditos enviados à Granta. São escritores que contribuirão para mudar o panorama das letras no país.

As listas dos melhores

É a primeira edição de Granta dedicada aos melhores jovens escritores brasileiros. Fundada na Inglaterra, a revista consagrou-se com edições dos melhores jovens escritores britânicos, dos melhores norte-americanos e, mais recentemente, com autores de língua espanhola. Revelou ao mundo nomes como Martin Amis, Julian Barnes, Ian McEwan, Salman Rushdie, Will Self, Jonathan Safran Foer, Nicole Krauss e Jonathan Franzen.

Fontes:

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,brasil-recebe-bastao-de-homenageado-em-frankfurt,945700,0.htm

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,novo-boom-de-autores-nacionais,945625,0.htm

http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=1143