Queridos amigos, com esse dia lindo lá fora, dá até para esquecer um pouco do frio… especialmente se estivermos no aconchego familiar, que aquece o coração da gente.

Foi num clima acolhedor que recebemos o Cônsul-Geral e o Cônsul Adjunto no sábado passado para um bate papo descontraído e muito informativo sobre os serviços do Consulado do Brasil.

Nosso muito obrigado ao Embaixador Antonino e ao secretário Bernardo pela disponibilidade e agradabilidade com que conduziram o encontro, cujo resumo está publicado no site do próprio Consulado.

CONVITE: a partir do próximo sábado, pais e mães passarão a ter um espaço especial para realizar uma atividade nas salas dos filhos uma vez por mês. Essa iniciativa atende a pedidos de vários de vocês e tem o principal objetivo de lembrá-los que um programa como o nosso, de vivência e valorização da nossa herança cultural, só dá resultados se a fonte dessa herança participar ativamente. Vejam na seção Destaque, a seguir, mensagem da Claudia com mais informações sobre isso.

Na Seção Cultural, vocês encontram uma mensagem da Dani Silva explicando por que adiamos a atividade infantil inicialmente programada para amanhã.

Lembrete: conforme foi comunicado por email enviado hoje pela Claudia, Diretora Escolar, diante da previsão do tempo, recomendamos a todos que consultem o site do condado de Fairfax (FCPS; link abaixo) antes de sair de casa amanhã, dia 15, para confirmar se não há cancelamento de atividades. Se não houver anúncios especiais no site, seguimos com o planejado e estaremos na Langley amanhã!

http://www.fcps.edu/index.shtml

Sobre os anúncios do condado de Fairfax:

The lack of an emergency message means facilities are open normally. Unless there is an announcement posted on the FCPS emergency announcements web site ( www.fcps.edu/news/emerg.shtml ), and cable channel 21, FCPS facilities are operating on a normal schedule.

Até amanhã!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretora Executiva

Conselho de Administração e Diretoria Escolar

DESTAQUE – Convite para atividades com as crianças

Queridos pais,

Estamos reservando um espaço para vocês, na última aula de cada mês, para que possam participar com uma atividade especial de 20 a 30minutos no final da aula. Esse espaço é para que todos, professores, alunos e pais, se entrosem e divirtam-se, com carinho e de coração aberto, plantando e colhendo juntos.

Alguns exemplos dessa atividade, que vocês podem escolher com os professores, são: contar histórias que vocês mais gostam, compartilhar jogo ou brincadeira infantil que marcou sua infância, fazer atividade de arte ou artesanato, cantar músicas ou tocar um instrumento musical com as crianças, falar sobre sua cidade ou região de origem no Brasil, entre outras possibilidades.

Se tiverem mais ideias a respeito, conversem com o professor do seu(s) filho(s).

A integração dos pais nessas atividades com os filhos e seus colegas é muito importante. Se queremos estimular uma visão mais positiva do programa, as crianças precisam vê-los engajados no processo, revivendo momentos da sua infância e, ao mesmo tempo, dando valor ao que os filhos estão fazendo em relação ao português e à cultura brasileira.

Nos próximos dias os professores enviarão algumas instruções por email, específicas para cada turma.

Agradecemos antecipadamente por sua participação e sugestões.

A união não faz só a força – também faz mais e melhor!

Claudia Barbosa
Diretora Escolar

Ilda Silva
Comitê Pedagógico do Conselho de Administração

SEÇÃO CULTURAL – atividades para crianças e adultos

Queridos amigos, ficamos muito contentes com o interesse de vocês por esse encontro que promete muita alegria e integração. Infelizmente não teremos o encontro neste sábado, pelo risco de não termos acesso ao local da atividade, em função da nevasca e pelo baixo número de confirmações recebidas.

Com certeza faremos de tudo para ter o encontro previsto para o dia 15 de março, e ainda faremos mais propaganda para alcançar um grupo maior de participantes e assim multiplicar a diversão.

Enquanto isso, aproveitem a farra e a diversão que a neve proporciona e depois o aconchego do lar, família e amigos.

Esperamos ver vocês em breve!

Dani Silva
ABRACE

Atividades culturais

Com o compromisso de preservar e promover ações de educação e a integração cultural e social da comunidade brasileira, nós da ABRACE procuramos oferecer várias oportunidades para que vocês experimentem diferentes aspectos da nossa cultura, e sintam-se parte desta grande comunidade que construímos juntos continuamente.

Como parte da programação cultural, temos o prazer de convidá-los para duas atividades cheias de diversão, enriquecimento e lazer em família.

Brincadeiras e Canções de Roda

Quando: Dias 15/02 e 15/03
Horário: 10h30 às 11h15
Onde: Mclean Baptist Church – Missions room (2o andar)
1367 Chain Bridge Rd, McLean, VA 22101

Público-alvo: crianças entre 1 ano e meio e 4 anos, acompanhadas por um adulto. Vagas: 12 crianças.

Descrição: Vamos ler, cantar, dançar, dramatizar simples atividades cotidianas (como por exemplo, passeio no parque, compras no mercado, andar de carro etc.), brincar com cores, som e movimento, curtindo clássicos musicais para todas as idades (Ciranda Cirandinha, Tico-Tico no Fubá, Brasileirinho, Mamãe eu quero, Palavra Cantada, Villa-Lobos…)

Taxa de contribuição: $5 por criança/por encontro

Zumba

Quando: Dias 22/02 (Missions room, 2o andar) e 29/03 (subsolo)
Horário: 10h30 às 11h30
Onde: Mclean Baptist Church
1367 Chain Bridge Rd, McLean, VA 22101

Público-alvo: 16 a 80 anos – mães, pais, amigos, familiares. Vagas: 15 pessoas.

Descrição: Zumba é uma maneira de exercitar-se com coreografias simples e ritmos contagiantes – como salsa, merengue, reggaeton e – principalmente – samba, axé, pagode. Os benefícios incluem exercício aeróbico, tonificação muscular, redução de estresse e tensões, e incentivo ao alto astral.

Taxa de contribuição: $5 por adulto/por encontro

É necessário inscrever-se para participar dessas atividades. Para a inscrição, basta enviar uma mensagem para o email silvadani@hotmail.com, indicando a atividade de seu interesse, e informar nome, telefone, email e idade das crianças (se for o caso).

Obrigada e nos encontramos por lá!

Daniela Silva
Diretoria Cultural da ABRACE