Queridos amigos, como informamos anteriormente, teremos neste sábado, dia 8, uma reunião aberta com o Consulado do Brasil para tratar de assuntos de interesse geral dos brasileiros residentes no exterior. Contaremos com a presença do Cônsul-Geral, Embaixador Antonino Mena Gonçalves Lisboa, e do Consul-Adjunto, Bernardo Brasil.

Os temas que o Consulado vai apresentar nesse encontro estão na seção Destaque a seguir, assim como as instruções para quem quiser transferir seu título de eleitor. Será ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e agilizar serviços que podem economizar tempo e idas ao Consulado.

Estaremos na sala de convivência, número 225, a partir das 10h15.

Essa reunião é aberta a todos os brasileiros. Vejam o convite publicado no website do Consulado e no website da ABRACE.

Divulguem e compareçam!

Aproveitando a ocasião, a biblioteca da ABRACE também estará aberta, no mesmo local e horário, para quem quiser conhecer ou emprestar livros.

Novidades: na Seção Cultural há informações e convite para duas atividades que começam ainda em fevereiro. Confiram!

Até sábado!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico

Diretora Executiva

Conselho de Administração e Diretoria Escolar

DESTAQUE – Encontros com a comunidade

Reunião com o Consulado: assuntos a serem tratados e serviços prestados

  1. Conselho de Cidadãos: o que é e como funciona. Projetos: Brazil Day DC, Bem-Te-Vi (páginas amarelas)
  2. CRBE – Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior/CBM – Conferência Brasileiros no Mundo: o que são as iniciativas e o que representam para os imigrantes.
  3. Eleições presidenciais de 2014: informações sobre transferência de título. Convite aos brasileiros para participar. Dificuldades para obtenção de espaço e pedido de sugestões.
  4. Assistência consular: pequenos auxílios, repatriação, falecimento de brasileiros. Serviço de atendimento telefônico e por e-mail. Consulados itinerantes.
  5. Laurinda Hicks: assistência jurídica gratuita.
  6. Autorização de viagem para menor – opções e procedimentos.
  7. Outros assuntos

Atenção: no sábado haverá um funcionário recolhendo documentação para pedido de transferência de títulos de eleitor. Em função de estarmos em ano eleitoral, o prazo para essa transferência é limitado.

Quem não estiver com a situação eleitoral regularizada terá problemas na emissão de novo passaporte.

Vejam instruções completas no website do Consulado.

SEÇÃO CULTURAL – atividades para crianças e adultos

Com o compromisso de preservar e promover ações de educação e a integração cultural e social da comunidade brasileira, nós da ABRACE procuramos oferecer várias oportunidades para que vocês experimentem diferentes aspectos da nossa cultura, e sintam-se parte desta grande comunidade que construímos juntos continuamente.

Como parte da programação cultural, temos o prazer de convidá-los para duas atividades cheias de diversão, enriquecimento e lazer em família.

A primeira será uma oficina de brincadeiras para as famílias com filhos pequenos que ainda não frequentam os encontros de português no sábado de manhã, com atividades estruturadas num ambiente divertido e que estimule o brincar e o divertir-se em português.

A outra será uma aula de Zumba para adultos, uma atividade prazerosa e com muitos benefícios à saúde, para aproveitar enquanto as crianças estão na Langley.

Para completar a programação especial, teremos o privilégio de ter como condutora dos programas a nossa querida Vivan Allvin, excelente profissional, mãe de uma gatinha de 6 anos, e um amor de brasileira, que já trabalhou conosco nas oficinas de teatro, na feira do livro, na feira cultural e muito mais.

A seguir, informações completas sobre cada atividade.

Brincadeiras e Canções de Roda

Quando: Dias 15/02 e 15/03

Horário: 10h30 às 11h15

Onde: Mclean Baptist Church – Missions room (2o andar)

1367 Chain Bridge Rd, McLean, VA 22101

Público-alvo: crianças entre 1 ano e meio e 4 anos, acompanhadas por um adulto. Vagas: 12 crianças.

Descrição: Vamos ler, cantar, dançar, dramatizar simples atividades cotidianas (como por exemplo, passeio no parque, compras no mercado, andar de carro etc.), brincar com cores, som e movimento, curtindo clássicos musicais para todas as idades (Ciranda Cirandinha, Tico-Tico no Fubá, Brasileirinho, Mamãe eu quero, Palavra Cantada, Villa-Lobos…)

Taxa de contribuição: $5 por criança

Zumba

Quando: Dias 22/02 (Missions room, 2o andar) e 29/03 (subsolo)

Horário: 10h30 às 11h30

Onde: Mclean Baptist Church

1367 Chain Bridge Rd, McLean, VA 22101

Público-alvo: 16 a 80 anos – mães, pais, amigos, familiares. Vagas: 15 pessoas.

Descrição: Zumba é uma maneira de exercitar-se com coreografias simples e ritmos contagiantes – como salsa, merengue, reggaeton e – principalmente – samba, axé, pagode. Os benefícios incluem exercício aeróbico, tonificação muscular, redução de estresse e tensões, e incentivo ao alto astral.

Taxa de contribuição: $5 por adulto

É necessário inscrever-se para participar dessas atividades. Para a inscrição, basta enviar uma mensagem para o email silvadani@hotmail.com, indicando a atividade de seu interesse, e informar nome, telefone, email e idade das crianças (se for o caso).

Obrigada e nos encontramos por lá!

Daniela Silva

Diretoria Cultural da ABRACE

Biografia – Vivian Allvin

A Vivian nasceu no Brasil, foi criada na Itália e aprendeu a falar português em casa. Formada em linguística na Universidade de Roma ‘La Sapienza’, a Vivian também se dedicou às Artes Cênicas, começando a atuar com uma pequena companhia chamada “The English Theatre of Rome”, enquanto trabalhava como professora de jardim de infância. Hoje ela mora na Virgínia e divide seu tempo entre tradução, atuação e ensino. Em 2013, ela conduziu as Oficinas de Teatro Infantil da ABRACE. Sua experiência pessoal da infância em um contexto multilinguístico e multicultural, somada à vivência de ser mãe de uma bela menina nascida nos Estados Unidos, reforça seu carinho especial pelas crianças que começam a dar os primeiros passos na língua portuguesa em outro país. Expandindo e explorando seus talentos e paixões, Vivian descobriu uma nova área de dedicação. Depois de curtir aulas de zumba em várias academias, resolveu treinar como instrutora para criar uma rotina de dança aeróbica bem brasileira.