Queridos amigos, dando continuidade aos eventos de cunho cultural com o intuito de despertar nas crianças e jovens maior interesse pela música e pela linguagem teatral brasileiras, teremos duas oficinas gratuitas neste sábado, 8 de dezembro.

A segunda oficina de teatro será para crianças de 9 a 12 anos, das 13h às 15h, sob a direção de Mariana Soares (mais informação a seguir).

A oficina de musicalização será para crianças de 4 a 7 anos, das 13h às 14h30, conduzida pela professora Lúcia Lima (mais informação a seguir).

As duas oficinas serão na sede antiga da ABRACE, em McLean.

Endereço: 1367 Chain Bridge Road, McLean, VA 22101.

Essas oficinas culturais são abertas para crianças de toda a comunidade brasileira da região metropolitana de Washington, DC.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição (disponível no website da ABRACE) para cada oficina até dia 07/12.

Essa programação especial, montada para dar mais oportunidades a filhos de brasileiros residentes no exterior para conhecer e valorizar as raízes culturais de seus pais, está sendo oferecida pela ABRACE com apoio financeiro do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conseguido por intermédio do Consulado Geral do Brasil em Washington, DC.

Em função dessa parceria, alguns desses eventos serão gratuitos e os demais terão custos bem acessíveis.

Participem e chamem os amigos!

Atenção: como as oficinas são no período da tarde, a programação das aulas de português segue regularmente na escola Langley.

Até sábado!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de diretores:
Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro
Sônia Mendonça
Teresa Souza

———————————————————————————–

Oficina de Teatro

Conteúdo

Realização de jogos teatrais para fortalecer a auto-confiança em comunicar-se na língua portuguesa.

Exercícios com ênfase em expressão corporal ligados à pratica da fala em portugues.

Objetivos

Estimular a criança a interagir e comunicar-se em português sem receio de errar, usando como forte aliada a espontaneidade típica do brasileiro e seu jeito ‘sem medo de ser feliz’.

Esse segundo encontro será uma oportunidade para quem não pode participar do primeiro e dará continuidade à “semente” do primeiro encontro, tendo em vista a possibilidade de um projeto teatral mais longo a ser desenvolvido no próximo semestre.

Sobre a diretora

Mariana Soares é carioca e mora nos Estados Unidos há 12 anos. Formou-se em desenho industrial pela PUC-RJ e profissionalizou-se como bailarina e atriz no Rio de Janeiro no início dos anos 90. Fez mestrado em teatro na University of Houston, no Texas, onde trabalhou com o Alley Theatre (vencedor do Tony Award – “Oscar do teatro” de melhor teatro regional do país) por 5 anos como atriz em várias produções assim como “teaching artist” em colégios públicos em bairros de baixa renda. Ainda em Houston, participou também de uma série de projetos de educação teatral para crianças de 8 a 11 anos. Foi trabalhando com crianças que descobriu sua paixão pela direção teatral, desenvolvendo métodos de encenação em que as crianças, juntas, escreviam e produziam seu proprio espetáculo.

Além da paixão pelas artes cênicas, Mariana tambem é professora de Yoga – prática que a mantém sã para cuidar dos três filhos longe do verão carioca!

Oficina de Musicalização

Introdução de elementos básicos da música como ritmo e melodia, em português, usando musicas do folclore brasileiro.

Serão usados principalmente instrumentos de percussão (tambores, chocalhos, claves, tamborins e xilofones), mas também flauta doce e teclado. As criancas descobrirão sua própria musicalidade através de jogos e brincadeiras usando os movimentos do corpo, dança, canto e percussão. Esta abordagem holística tem influência do método de ensino de música criado por Carl Orff.

Objetivos

Este é um trabalho interativo e tem como objetivo criar um ambiente onde as crianças possam se expressar com alegria e liberdade.

Essa oficina servirá para identificar o interesse de pais e crianças em participar de outros encontros desse tipo, previstos para o próximo semestre.

Sobre a professora

Lucia Lima é cantora da banda de música brasileira Batuque Band. Com mestrado em dança pela New York University, Lúcia ensina dança, musicalização infantil e yoga na região metropolitana de Washington, DC há 20 anos. Sua formação musical inclui vários cursos no metodo Orff de musicalização, percussão brasileira e afro-cubana, piano e flauta doce.