Queridos amigos, esperamos que todos tenham tido uma boa Páscoa e um agradável período de descanso. Na ABRACE a visita do coelho foi marcada por muitos sorrisos e expressões de surpresa das crianças. Veja algumas fotos no final deste comunicado. Um agradecimento especial à Aline que literalmente suou a camisa para levar mais diversão para nossos filhos!

O concurso de desenho infantil promovido pelo Itamaraty para brasileirinhos residentes fora do Brasil tem prazo maior: a entrega dos desenhos no Consulado pode ser até dia 01 de junho, ou seja, temos mais tempo para motivar a meninada a participar. Leiam mais a seguir.

Atenção: a feira do livro será dia 28 de abril (e não mais dia 21) para termos tempo de preparar bem a programação de contação de estórias com convidados especiais na ABRACE, incluindo o autor de um livro infantil que estará presente para uma sessão de autógrafos. Mandaremos mais informações a respeito na próxima semana. Aguardem!!

Para encerrar, a seção Fonte de Consulta desta semana tem um artigo com dados interessantes sobre a influência (mais positiva do que imaginávamos!) dos gibis/revistinhas na educação infantil. Leiam!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretoria Executiva

Conselho de diretores:

Aline Brito
Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro 
Sônia Mendonça
Teresa Souza
—————————————————————————————

DESTAQUES – programas infantis e adultos

FEIRA DO LIVRO – contação de estórias e sessão de autógrafos com escritor brasileiro

Continuamos aceitando livros e gibis/revistinhas usados para a feira do Livro, que será dia 28 de abril, entre 9h30 e 12h. Receberemos doações até no próprio dia 28, às 9h30. Participem doando ou recolhendo doações com amigos e familiares!

CONCURSO de desenho infantil

O tema do III Concurso de Desenho Infantil é “Meu capítulo favorito da História do Brasil” e podem participar apenas crianças entre 7 e 11 anos. Pode-se – e deve-se! – soltar a criatividade e utilizar diversos materiais para produzir essas “obras de arte”, para que se destaquem aos olhos dos avaliadores.

As inscrições poderão ser feitas até dia 1º de junho de 2012. Os dez melhores desenhos receberão o “Prêmio Itamaraty de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo”. Instruções completas para fazer a inscrição podem ser obtidas clicando no link a seguir:

http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/noticias/iii-concurso-de-desenho-infantil-brasileirinhos-no-mundo-meu-capitulo-favorito-da-historia-do-brasil

FONTE de consulta

O INCRÍVEL PODER das histórias em quadrinhos

Mais do que um divertido passatempo, elas são um valioso instrumento para despertar o gosto pela leitura! 

O cineasta Federico Fellini lia. O filósofo Umberto Eco é ávido consumidor e o artista plástico Roy Lichtenstein fez uso de balões com falas em algumas de suas obras. Esses artistas declararam que a leitura das histórias em quadrinhos serviu de inspiração e influenciou seus trabalhos. “Por muitas décadas, as histórias em quadrinhos foram vistas à margem do que se entende por leitura. Uma visão equivocada porque os quadrinhos são e sempre foram leitura igualmente válida”, defende Paulo Ramos, professor da Unifesp e autor de vários livros sobre quadrinhos.

De fato, hoje não há mais dúvidas sobre o valor desse tipo de narrativa. Tanto que os quadrinhos são recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e reconhecidos como uma ferramenta de alfabetização. Na visão da professora Maria Angela Barbato, da Faculdade de Educação da PUC-SP, as histórias em quadrinhos acabam sendo também um instrumento no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita porque as crianças naturalmente gostam desse tipo de linguagem. “Existem crianças, inclusive, que desenvolvem a leitura com os gibis”, diz ela.

Para ler a matéria completa sobre os benefícios desse tipo de leitura, incluindo como aproveitá-los no processo de alfabetização, acesse:

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/poder-historias-quadrinhos-676039.shtml

(fonte: Educar para Crescer. 02/fev/2012)

Fotos da Pascoa na ABRACE