Em paralelo à crescente demanda pelo ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), centrado em alunos estrangeiros, têm se expandido, no exterior, práticas docentes com foco no Português como Língua de Herança (POLH), destinadas a reforçar os laços identitários com o Brasil de descendentes de imigrantes brasileiros, notadamente crianças e adolescentes, mediante o ensino da variedade brasileira da língua portuguesa e a transmissão da cultura brasileira.

Tendo em vista a existência de relevantes iniciativas comunitárias no âmbito do ensino de Português como Língua de Herança nos Estados Unidos, notadamente para crianças, será realizado, no Consulado-Geral em Washington, DC, dois módulos de um Programa de Formação Continuada de Professores de POLH. A iniciativa é do Departamento Cultural do MRE e tem como objetivo contribuir para a difusão de nosso idioma e de nossa cultura junto a jovens brasileiros no exterior. Esse curso vem a complementar o trabalho que a ABRACE vem desenvolvendo com a Georgetown University desde 2009 na realização de duas oficinas anuais para aperfeiçoamento de professores de português como Língua de Herança.

Saiba mais sobre o programa e como realizar sua inscrição pelo link:

https://abracebrasil.org/wp-content/uploads/2011/10/PROGRAMA-DE-FORMACAO-CONTINUADA-DE-PROFESSORES-DE-PORTUGUES.pdf

Sobre o conteúdo a ser ministrado em cada módulo de curso, consulte:  Programa de Formação Continuada de Professores de Português como Língua de Herança.