Queridos amigos, a emoção de ver e ouvir no palco o grupo de alunos da ABRACE (nossos filhos!!!) acompanhando o Hino Nacional Brasileiro e o National Anthem não só valeu o esforço de sair de casa no domingo cedo mas ainda esquentou os corações naquele dia tão frrriiiiiiiiio!!!
Nosso agradecimento a todos que chegaram lá cedo, fosse para reunir o nosso ‘coral’ ou para ajudar a organizar a área da ABRACE. Um especial obrigada às professoras (e seus maridos!) que revezaram conosco para tomar conta da mesa durante a maior parte do evento.
Muitas pessoas nos procuraram pedindo informações sobre as aulas ou dizendo que já tinham ouvido falar do nosso trabalho. Foi ótimo participar!
Quem sabe no Brazil Day DC de 2012 tenhamos mesmo o coral da ABRACE e consigamos realizar mais atividades infantis, não é mesmo? Como será no meio de setembro, teremos mais tempo para preparar e ensaiar e meninada!
Lembrete: teremos aula regular neste sábado, dia 8 de outubro, inclusive para o futebol dos pequenos.
Vejam alguns minutos da meninada no palco do Brazil Day pelo linkhttp://www.youtube.com/watch?v=05LMFI4AoUo
Abraços da ABRACE,
Aline Brito
Ana Lúcia Lico
Dalton Luz
Leila Ribeiro
www.abracebrasil.org

DESTAQUES

Dia das CriançasComo no dia 12 de outubro comemora-se também o Dia das Crianças no Brasil, no próximo sábado, dia 8, algumas professoras farão atividades especiais com os alunos, como juntar turmas para assistir um filminho às 11h30. Fique atento à programação do dia – pode ser que na saída ele esteja em outra sala.O site a seguir tem ótimas sugestões de atividades e informações sobre como ‘nasceu’ esse dia e como ele é comemorado no Brasil e em outros países. Consulte e divirta-se com seu filho também em português!!!http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/

Visitantes especiais

Recebemos as professoras e pesquisadoras brasileiras Dr. Clémence Jouët-Pastré, da Harvard University, e Dr. Gláucia Silva, da University of Massachusetts Dartmouth que, apesar do dia cheio, aproveitaram muito a visita e gostaram muito do que observaram.

O próximo passo agora é elaborar um projeto de pesquisa, a partir de sugestões também da diretoria e das professoras da ABRACE, para apresentar às respectivas universidades.

Clemence e Gláucia destacaram a importância e o pioneirismo da ABRACE com programas para falantes de herança brasileiros e se impressionaram com o entusiasmo e motivação dos alunos em sala de aula, fator de sucesso para iniciativas desse tipo.

Pais e professores: continuem animando as crianças!

Grupo de corrida: nova tentativa!

Como o tempo no sábado passado não ajudou, vamos torcer para que o grupo de corrida possa começar no próximo, dia 8. Os encontros serão às 10h15 na entrada do prédio da escola. Os interessados devem escrever para Sheyla Carvalho, email scarvalho@oas.org.

EVENTOS da comunidade
Programa de formação continuada de professores de Português como Língua de HerançaCurso gratuito, oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), será realizado no Consulado do Brasil em Washington, DC, em dois módulos:

  • Intensivo: 28 a 30/10; sexta-feira, das 14h às 20h, sábado e domingo, das 9h às 19h.
  • Extensivo: 31/10 a 4/11; de segunda à sexta-feira, das 15h às 20h.

Em paralelo à crescente demanda pelo ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), centrado em alunos estrangeiros, têm se expandido, no exterior, práticas docentes com foco no Português como Língua de Herança (POLH), destinadas a reforçar os laços identitários com o Brasil de descendentes de imigrantes brasileiros, notadamente crianças e adolescentes, mediante o ensino da variedade brasileira da língua portuguesa e a transmissão da cultura brasileira.

Tendo em vista a existência de relevantes iniciativas comunitárias no âmbito do ensino de Português como Língua de Herança nos Estados Unidos, notadamente para crianças, será realizado, no Consulado-Geral em Washington, DC, dois módulos de um Programa de Formação Continuada de Professores de POLH. A iniciativa é do Departamento Cultural do MRE e tem como objetivo contribuir para a difusão de nosso idioma e de nossa cultura junto a jovens brasileiros no exterior. Esse curso complementa o trabalho que a ABRACE vem desenvolvendo com a Georgetown University desde 2009 em realizar duas oficinas anuais para aperfeiçoamento de professores de português como Língua de Herança na região metropolitana de Washington, DC.

No website da ABRACE (link abaixo) tem informação completa sobre o programa e como efetuar a inscrição para o curso, além de um link para o conteúdo previsto em cada um dos módulos do curso.

https://abracebrasil.org/?p=846