Queridos amigos, temos várias coisas boas para compartilhar com vocês, começando com notícias sobre nossos patrocinadores.

A ABRACE foi escolhida, pelo segundo ano consecutivo, para receber doação no valor de U$5mil pelo Banco do Brasil Américas/BBMT!

Essa iniciativa é parte do PAEP (Programa de Apoio ao Ensino de Português), que selecionou 10 organizações dos Estados Unidos para integrar o programa e a ABRACE é uma delas. Essa conquista representa mais um forte voto de credibilidade e confiança no nosso trabalho. MUITO obrigado, Banco do Brasil!

A Globo – Canal Internacional também renovou a parceria com a ABRACE pelo projeto Aprendendo Português, existente também em outros continentes.

Mais informações sobre essas iniciativas no Espaço do Patrocinador, ao final deste boletim.

Temos também uma novidade que representa um passo muito importante na política de gestão transparente da ABRACE: lançamos o primeiro Relatório Anual da associação! O relatório está disponível para consulta no website da ABRACE (página Quem Somos – Prestação de Contas), ou acesse pelo link: https://abracebrasil.org/?page_id=179. Confira!

E na seção Destaques há informações sobre eventos relacionados ao ensino do português e o link para um documentário recém-lançado sobre o tema, com o título: “O Ensino do Português Ganha Força no Mundo“. Assistam!

Aviso: a apresentação do documentário “BraZil com S” foi adiada. Na próxima semana informaremos a nova data para esse encontro. Aguardem!

Abraços da ABRACE,

Ana Lucia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de Administração:

Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza
DESTAQUES – Ensino de Português ganha força

Cultura e educação

O Focus Brasil-EUA é um evento dedicado a discutir os mais variados temas e aspectos da presença internacional do Brasil e da comunidade brasileira no exterior. Na edição deste ano, realizada entre 01 e 05 de maio, houve muitas oportunidades para destacar a importância que o ensino do Português vem ganhando mundo afora, como é possível conferir pelo site http://focusbrasil.org/.

A principal delas foi a realização do II EMEP – Encontro Mundial para o Ensino de Português -, evento que reuniu, por dois dias e meio, educadores, pesquisadores e líderes comunitários apresentando e refletindo sobre conceitos e experiências práticas no ensino do idioma como língua estrangeira/segunda língua e como língua de herança. Saiba mais em http://www.emepsite.com/.

Um dos destaques do EMEP foi a estreia, no dia 4 de maio, do documentário  ‘O Ensino do Português Ganha Força no Mundo’, uma realização do portal Brasil Mais com o patrocínio do Consulado-Geral do Brasil em Miami.

O filme, dirigido e editado por Neusa Martinez, com roteiro e apresentação do jornalista Carlos Wesley, está disponível no portal Brasil Mais, ou assista clicando no link:

http://brasilmais.com/portal/ensino-portugues-ganha-forca-mundo

ESPAÇO DO PATROCINADOR

Banco do Brasil e o Programa de Apoio ao Ensino de Português

O Banco do Brasil Américas e BB Money Transfers anunciaram no último dia 4 de maio, durante o EMEP (Encontro Mundial sobre o Ensino de Português), a continuidade do PAEP, programa de apoio a associações que promovem e ensinam a Língua Portuguesa fora do Brasil. Por meio dessa iniciativa inovadora, o BBAméricas contribuirá com U$5mil por mais um ano para cada uma das 10 organizações selecionadas pelo programa, dentre as quais a ABRACE. Saiba mais no website do projeto: http://projetopaep.org/entidades/

Para saber mais sobre o Banco do Brasil Américas, acesse:
http://www.bbamericas.com/pr/index.html

Globo e o Programa Aprendendo Português

O canal internacional da Globo anunciou uma novidade no programa Aprendendo Português nos Estados Unidos: a partir de agora, contará com uma curadora, Arlete Falkowski. A nomeação foi feita por Alejandra Moreno, gerente de marketing do canal, durante o Focus Brasil-EUA.

Arlete, a nova curadora do programa, tem mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano e é vice-Presidente da Fundação do Movimento Educacionista dos EUA, com sede em Massachusetts.

Criado em 2012, o programa Aprendendo Português é uma iniciativa da Globo que tem como propósito apoiar instituições de ensino da língua portuguesa que buscam preservar e promover ações de educação e integração cultural da comunidade brasileira que vive fora do país.

As primeiras instituições que receberam apoio da emissora no último ano foram a ABRACE – Associação Brasileira de Cultura e Educação, e a Contadores de Estórias/ IBEC, sediada na Califórnia. Além dos Estados Unidos, o Aprendendo Português está presente no Japão e na Inglaterra.