Português como Língua de Herança para Crianças

O enfoque do programa é o ensino do Português como língua de herança, e não como língua estrangeira. Por isso, é destinado aos alunos de 3 a 17 anos que já são expostos ao idioma em seu dia a dia e que possuem conhecimento básico da comunicação oral em Português.

O objetivo é disseminar a língua portuguesa e a cultura brasileira de forma contínua e estruturada e estimular que as crianças entendam e valorizem suas raízes para que possam criar e manter laços com o Brasil. Dessa forma, os filhos de brasileiros terão melhor condição de assimilar o sentimento de identidade brasileira que seus pais trazem consigo como imigrantes. Com o domínio da língua falada e escrita, eles também poderão ampliar as possibilidades de retorno e/ou contribuição ao Brasil no futuro.

O sucesso do programa depende da motivação da criança em si e, para isso, as aulas não são em formato convencional, e sim utilizam recursos diversos, que divertem e ensinam, como áudio e vídeo, recursos musicais e teatrais, jogos e brincadeiras, além da parte acadêmica e/expositiva. O método selecionado para este curso combina a filosofia do Construtivismo com os métodos tradicionais.

A contribuição dos pais e familiares é imprescindível, com livros de histórias, revistas e gibis brasileiros e outros materiais que disponham para enriquecer o conteúdo pretendido. Professores e alunos têm acesso a uma biblioteca de literatura infantojuvenil com mais de 1.300 títulos brasileiros.

Os preços refletem gastos como aluguel da escola, pagamento dos professores e dos responsáveis pela gestão escolar e contábil. Porém, por sermos uma organização sem fins lucrativos, os valores cobrados são menores do que os custos reais, a fim de ser acessível ao maior número de pessoas possível. Agradecemos quaisquer contribuições financeiras que possam ser feitas para ajudar a cobrir os gastos operacionais. Doe aqui.

  • Local: McLean High School, 1633 Davidson Road, McLean, VA 22101

  • Horário: sábados, das 10h às 12h.

  • Período de aulas: janeiro a maio (18 semanas) e setembro a dezembro (14 semanas).

  • Idade: 3 a 16 anos completos até o mês anterior ao de início das aulas.

  • Turmas: 8 a 13 alunos, separados por idade e nível de comunicação em Português.

  • Pré-requisitos: Português falado básico e nacionalidade brasileira de um dos pais.

  • Participação de familiares: os responsáveis pelas crianças são convidados a participar em sala de aula, conforme combinado com cada professora.

  • Semestralidade: U$390 para crianças de 3, 4 e 5 anos e US$365 para crianças acima de 6 anos.

  • Taxa de matrícula: $20 para aluno existente e $35 para aluno novo.