A ABRACE é uma organização comunitária, sem fins lucrativos, sem sede administrativa física, nem funcionários em tempo integral. Nossa estrutura é enxuta e eficiente. O gerenciamento é encabeçado por uma diretora executiva e uma diretora escolar, que reportam a um conselho de administração formado por seis integrantes não-remunerados.

Contamos também com a paixão e dedicação de uma série de voluntários e prestadores de serviços que fazem a nossa organização acontecer diariamente e nos ajudam a cumprir nossa missão.

ABRACE is a nonprofit community organization, without physical headquarters or full-time employees. Our structure is lean and efficient. Management is led by an executive director and a school director, who report to a board of directors made up of six officers

We also count on volunteers and contract workers, like teachers and admin assistant, which make our org happened day to day and help us achieve our mission

Ana Lúcia Lico, Diretora Executiva

Co-fundadora da ABRACE, ela acumula mais de 20 anos de trajetória professional em comunicação corporativa, responsabilidade social e desenvolvimento, além de ser uma referência em bilinguismo e Português como Língua de Herança na região de Washington, DC. Ana Lúcia reside nos Estados Unidos desde 2003, é casada, tem 2 filhos, e participou da fundação do grupo Mães Brasileiras da Virgínia (MBV) em agosto de 2004, motivada pelo orgulho de suas raízes e de sua identidade brasileira e pelo desejo de que seus filhos um dia venham a sentir o mesmo. Integrou o comitê de projetos de educação e cultura do MBV, iniciativas que foram a semente para o nascimento formal da ABRACE em 2009. Ela é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista, tem pós-graduação em Comunicação Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e MBA em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo.

Claudia da Costa, Diretora Escolar

Formada em Direito, ela mora nos Estados Unidos desde 2009. O ano de 2014 registra um marco importante em sua vida profissional, pois foi quando entrou para o time da ABRACE, descobrindo sua verdadeira paixão: ensinar e participar de propostas que envolvam o senso de comunidade e brasilidade. Sua paixão e experiência como professora de português a levou a assumir a posição de Diretora Escolar em janeiro de 2018. Claudia é motivada pela missão da organização e pela colaboração com uma equipe de profissionais dedicados a fortalecer os laços com o nosso Brasil brasileiro, compartilhando suas riquezas culturais e linguísticas.

Conselho de Administração

Cristina Carvalho
Cristina Carvalho
Carioca e advogada, Cristina é casada com um americano (de coração verde e amarelo) com quem tem dois filhos. Estudou Direito no Brasil e nos Estados Unidos, e atualmente é sócia no escritório de advocacia Arent Fox em Washington, D.C. Apoiadora da causa da ABRACE por vários anos, Cristina juntou-se ao Conselho de Administração em abril de 2017.
João Freire
João Freire
Natural de Salvador-BA, casado com a Joana e pai do Nicolas, de 2 anos, João é formado em Engenharia Civil, tem mestrado pela Cornell University e trabalha na área financeira do Hilton desde 2013. No seu tempo livre, João gosta de viajar, correr em trilhas, e passar tempo com a família e amigos. Ele se juntou ao conselho da ABRACE em 2018.
Karyn Koiffman
Karyn Koiffman
Paulista, Karyn formou-se em Direito pelo Mackenzie e, em 2002, veio aos Estados Unidos para um mestrado na Universidade de Michigan. Atualmente é sócia de uma firma internacional de advocacia em Washington, DC, além de assessorar empresas brasileiras com negócios nos EUA e vice-versa, matando um pouco as saudades do Brasil. Ela é casada com Flávio, com quem tem dois filhos, Nathan (10 anos) e Rachel (8 anos). Karyn integra o conselho da ABRACE desde maio de 2018. Ela também é membro do conselho de administração da Brazilian American Chamber of Commerce em Nova York.
Daniel Jones
Daniel Jones
Daniel é mineiro, dentista e casado com uma brasileira com quem tem três filhos, que amam as aulas de português na ABRACE. Residente nos Estados Unidos desde a adolescência, Daniel hoje possui sua própria clínica de odontologia em Washington, D.C. Daniel acredita que a língua portuguesa é uma das mais importantes conexões com a cultura brasileira, com a família e com o mundo. Ele se juntou ao conselho da ABRACE em abril de 2017.
Luiza Wilson
Luiza Wilson
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo, Luiza mudou-se para Washington, D.C. em 1997 para cursar mestrado na Georgetown University. Atualmente, é Diretora do Programa Global de Compliance da Hilton. Luiza é casada com um americano e tem dois filhos, Simon e Tobin. O seu desejo de manter a cultura brasileira e língua sempre presentes na educação dos seus filhos fez com que ela se tornasse mais ativa na ABRACE, juntando-se ao conselho da ABRACE em março de 2017.