Bem-vindos à nossa maravilhosa biblioteca!

O acervo da biblioteca ABRACE é composto de mais de 1500 livros e outros materiais que tratam de diversas áreas do conhecimento. Este tesouro em forma de livros e materiais pedagógicos, estimula o nosso prazer pela leitura e aprendizagem, enriquece nossos encontros semanais e possibilita à ABRACE cumprir sua missão, e às famílias utilizarem de mais um recurso com seus filhos, no trabalho de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e no cultivo do sentimento de pertencimento à nossa cultura.  É uma biblioteca muito rica!

Esse acervo foi sendo construído ao longo de muitos anos, a partir de doações feitas pelo Ministério de Relações Exteriores, pela Editora Ática/Siciliano, assim como doações contínuas e muito bem-vindas de familiares de nossos alunos e ex-alunos e membros da nossa comunidade. É uma biblioteca em crescimento contínuo!

A ABRACE não conta com um lugar definitivo de armazenamento destes livros. Eles são transportados quinzenalmente ao local de encontros do programa de Português, onde toda a comunidade tem acesso e oportunidade de leitura e empréstimo. É uma biblioteca móvel!

A iniciativa da biblioteca móvel da ABRACE só é possível graças ao trabalho voluntário de várias pessoas. Desde o transporte, armazenamento, manutenção, cadastramento de livros e usuários, até o desenvolvimento de programas de estímulo à leitura, atividades lúdicas envolvendo a exploração da biblioteca – tudo requer a dedicação, o tempo e o amor de nossos parceiros e membros da comunidade. É uma biblioteca colaborativa!

Esse tesouro não é um privilégio apenas dos alunos dos programas da ABRACE e seus familiares. O acervo está disponível para acesso e empréstimo aos brasileirinhos e suas famílias da região de Virginia, Maryland e Washington, DC. É uma biblioteca verdadeiramente comunitária.

Venham nos conhecer e se deliciar com uma vasta seleção de livros!

“I love ABRACE’s work and hope this organization never stops spreading the love for our language and country!”

Juliana Grey

Como A Biblioteca Funciona

Sistema operacional de gestão
Desde agosto de 2018, a ABRACE adota a plataforma aberta, Librarika.

Essa nova plataforma possibilita, a um custo baixo, administrar nossa biblioteca de forma fácil e efetiva. Para se cadastrar na biblioteca da ABRACE, o usuário necessita informar: nome, email, telefone, e se tem filhos/alunos na ABRACE e quantos são. Esse cadastro é feito pessoalmente junto a um representante/voluntário, em uma das manhãs de sábado de biblioteca aberta na McLean High School. Feito o cadastro, o usuário receberá um email através do qual poderá se registrar na Librarika, e assim ter acesso à consulta do nosso acervo.

Procedimento de empréstimo, renovação e atualização de cadastro
A biblioteca funcionará nas datas publicadas no calendário deste website e anunciadas no Boletim Informativo da ABRACE, geralmente das 10h às 11:45h.

O empréstimo de livros poderá ser feito por adultos cadastrados, identificados devidamente entre as categorias: alunos (ou adulto responsável), professores, administração e comunidade. Cada categoria tem um limite diferente de livros a serem emprestados por semana. O cadastramento de novos usuários estará disponível nos dias de biblioteca aberta. Será feito um cadastro por família.

Os usuários da nossa biblioteca assumem a responsabilidade de se informarem e agirem de acordo com as expectativas de uso e cuidado com nosso material, bem como de informar à administração quando houver mudança de endereço, de e-mail/telefone e/ou entrada de novos membros na família.
O número máximo de empréstimos é o que segue:

  • 3 (três) livros por aluno;

  • 10 (dez) livros por professor;

  • Ilimitado para membros da administração da ABRACE;

  • 3 (três) livros por família da comunidade em geral.

Deste modo, uma família com três membros matriculados na ABRACE poderá emprestar até 9 (nove) livros simultaneamente.

O empréstimo terá, em geral, o prazo de duas semanas, ou seja, o prazo de devolução dos livros será de 14 (quatorze) dias corridos.

A renovação poderá ser feita por meio eletrônico (e-mail: abracebrasil.biblioteca@gmail.com) ou pessoalmente, nos dias de biblioteca aberta, mediante apresentação do material, quando possível, e respeitando os horários de funcionamento (10h às 11:45h).

O empréstimo poderá ser renovado uma (1) vez.

Procedimento de devolução
Os livros poderão ser devolvidos na “Caixa de Devolução da Biblioteca ABRACE”, que estará todos os sábados na sala de convivência. Contudo, no caso de extravio do material, a responsabilidade continua a ser do usuário que fez o empréstimo.

Deve-se privilegiar a devolução diretamente ao voluntário atendente da biblioteca nos dias e horários de abertura.

Enquanto a devolução do livro não estiver registrada no sistema informatizado, o usuário estará em débito com a biblioteca.

Sistema automático de cobrança por email
Todos os usuários que estiverem na posse de livros emprestados receberão uma mensagem por e-mail, normalmente na quinta-feira ou sexta-feira, para lembrá-los de que o material deverá ser devolvido no sábado imediatamente seguinte. Vencido o prazo para devolução o usuário será considerado em atraso.

Após 45 dias, o material será considerado extraviado e o usuário receberá aviso de cobrança com instruções para pagamento de multa no valor de US$ 25 (vinte e cinco dólares) por livro ou outro material não devolvido.

Deveres do usuário
São deveres do usuário:

  • respeitar o horário de abertura e fechamento da biblioteca;

  • devolver o material emprestado dentro do prazo estabelecido e em perfeitas condições;

  • não repassar o material emprestado para outro usuário;

  • não devolver o material emprestado a professores, membros da administração, ou qualquer outra pessoa que não faça parte da equipe de voluntários da biblioteca;

  • pagar multa na hipótese de extravio ou dano do material emprestado.

Preservação do patrimônio e do acervo da instituição
Não é permitido rasurar, riscar ou fazer anotações nos materiais da biblioteca, mesmo naqueles que contêm páginas destinadas a atividades, exercícios, para colorir etc.

Disposições finais

Sugestões, reclamações, dúvidas ou dificuldades relacionadas à biblioteca deverão ser dirigidas diretamente à equipe de voluntários da biblioteca ​pelo endereço de e-mail: biblioteca.da.abrace@gmail.com