Português como Língua de Herança para Crianças de 2 a 14 anos

O enfoque do programa é o ensino do Português como língua de herança, e não como língua estrangeira. Por isso, é destinado aos alunos de 2 a 14 anos que já são expostos ao idioma em seu dia a dia e que possuem conhecimento básico da comunicação oral em Português.

Língua de herança é a língua que nasce em família, em um contexto onde o idioma dominante do país em que a família está residindo é outro. Muitas vezes, para o desenvolvimento da língua e cultura de herança, em conjunto às bases formativas da família, há necessidade de promoção de interações educativo-culturais facilitadas por associações comunitárias, como a ABRACE.

O objetivo do nosso programa é disseminar a língua portuguesa e a cultura brasileira de forma contínua e estruturada e estimular que as crianças entendam e valorizem suas raízes para que possam criar e manter laços com o Brasil. Dessa forma, os filhos de brasileiros terão melhor condição de assimilar o sentimento de identidade brasileira que seus pais trazem consigo como imigrantes. Com o domínio da língua falada e escrita, eles também poderão ampliar as possibilidades de retorno e/ou contribuição ao Brasil no futuro.

O método selecionado para este curso combina a filosofia do Construtivismo com alguns conceitos tradicionais. O sucesso do programa depende da motivação da criança, por isso as contam com recursos diversos que divertem e ensinam, como áudio, vídeo, jogos, brincadeiras e atividades musicais e teatrais. 

O engajamento dos pais e familiares é imprescindível, por exemplo, com exposição constante ao idioma em casa, através de livros de histórias, revistas e gibis brasileiros e outros materiais ou atividades para enriquecer o conteúdo pretendido. Professores e alunos têm acesso a uma biblioteca de literatura infantojuvenil com mais de 1.500 títulos em Português.

Resumo:

  • Curso: Português como língua de herança e cultura brasileira
  • Idade: 2 a 14 anos completos até o mês anterior ao de início das aulas
  • Local: aulas presenciais, na Langley High School, e online por Zoom
  • Horário: sábados de manhã
  • Semestres: fevereiro a junho / setembro a dezembro
  • Turmas: mínimo de 8, máximo de 12 alunos 8 a 10 alunos, agrupados levando em consideração vários critérios como, por exemplo, faixa etária e proficiência em português.
  • Pré-requisitos: 
    • Habilidade de entender o português e se comunicar, mesmo que em nível básico; 
    • Compromisso da família em implementar uma política familiar de incentivo e prática do português em casa;
    • Vínculo familiar com o Brasil ou com outros países de língua portuguesa, tendo consciência de que o programa de Português Língua de Herança da ABRACE se estrutura a partir do cultivo das raízes culturais brasileiras.

Para acessar mais informações sobre o programa e matrículas, clique AQUI

Oferecemos também aulas de Português para adultos como língua estrangeira, e o programa de voluntariado para jovens de 14 a 17 anos.

The focus of ABRACE’s Portuguese-language classes for children program is to teach Portuguese as a heritage-language as opposed to a foreign language course. For this reason, we recommend that students have basic Portuguese when beginning the course. We recommend the children’s literacy program for children from 6 to 10 years old, giving the child ample opportunity to mature as a reader prior to beginning to learn to read in Portuguese. The Pre-School program begins at the age of 2 1/2 (having completed the milestone one month prior to the semester’s start). Classes take place Saturday mornings from 10 to 12 at McLean High school.

The goal of the program is to teach Portuguese language and Brazilian culture in a structured manner, teaching children to read in Portuguese and stimulating their understanding and appreciation for their Brazilian heritage, maintaining their ties to Brazil. Dominating spoken and written Portuguese will also provide these children with more opportunities and a greater chance to contribute to the Brazil in the future.

General Information

Location: ABRACE Headquarters – 1633 Davidson Road, McLean, VA 22101 (McLean High School)

Time: online classes on Saturday mornings

Sessions: Spring (February to June – 18 weeks); Fall (September to December – 14 weeks)

Available Classes: Class assignments are determined by the child’s age and Portuguese language communication skills.

Registration in the program:

You can register your child in the program on ABRACE website (www.abracebrasil.org, registration page) by filling out all of the information on the registration form for Children’s Portuguese classes.

After filling out the registration form, parents or guardians will receive a bill by email for payment corresponding to the current semester and an enrollment fee. Students will be considered enrolled only once the payment for the semester, or the first payment installment is received. Formation of the class depends exclusively on the number of students effectively enrolled.

For more information, click here.