Queridos amigos, convidamos todos a participar, neste sábado, 2 de fevereiro, de uma reunião preparada especialmente para transmitir aos pais de alunos informações importantes sobre o programa de ensino infanto-juvenil da ABRACE e um pouco da sua história.

A reunião terá espaço para perguntas e sugestões, será conduzida pela Cláudia, diretora escolar da associação, e contará com a presença de vários membros do Conselho, portanto, além de informativa, será ótima oportunidade para encontrar ‘velhos’ amigos e conhecer novos!

Esperamos vocês na sala 225 às 10h20, com cafezinho e alguns petiscos.

Aproveitaremos a ocasião também para apresentar as duas mais novas integrantes do Conselho Diretivo da ABRACE: Daniela Gumprich Silva e Ilda Valin da Silva, ambas com filhos na ABRACE e participantes das atividades da associação há anos. A Ilda inclusive é professora de um dos cursos para adultos na ABRACE.

Nossas boas-vindas desde já para a Dani e para a Ilda!

Para quem iniciou o grupo de caminhada/corrida semana passada: a atividade vai acontecer logo após o término da reunião de pais. Saiba mais sobre essa iniciativa na seção Destaques a seguir.

Na seção Fonte de Consulta, com a proximidade do espírito carnavalesco, um artigo interessante analisa a influência do Carnaval na identidade brasileira e vice-versa. Vale a leitura!

Até sábado!

Abraços da ABRACE,

Ana Lúcia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de diretores:

Amauri Costa
Dalton Luz
Leila Ribeiro
Sônia Mendonça
Teresa Souza
www.abracebrasil.org

DESTAQUES – programação dia 19 e alerta sobre previsão do tempo

Previsão do tempo e instruções

Consultem a página do condado de Fairfax, que publica informações sobre procedimentos especiais decorrentes de mau tempo, pelo link http://www.fcps.edu/index.shtml.

Em casos de cancelamento, todos serão informados por meio deste boletim informativo ou via email diretamente da Cláudia, diretora escolar.

Atividade especial em grupo

Convite da Teresa Souza e da Aline Brito, enviado semana passada:

“Estamos recomeçando o semestre com a corda toda! Para quem quiser se exercitar no horário de aulas da ABRACE, estamos formando um grupo de caminhada/corrida, que sairá da frente da Langley todo sábado, às 10h15, a partir de 26 de janeiro. A Teresa vai liderar o aquecimento de 5 minutos e dali partiremos para a caminhada/atividade por 25 minutos. Juntem-se a nós! Qualquer pergunta pode ser enviada para a Aline por email: alinemotabrito@gmail.com.”

FONTE de CONSULTA – Importância do Carnaval na formação da identidade brasileira

Carnaval do Brasil ou Brasil do Carnaval?

Relação entre a folia e a formação de identidade brasileira

De um lado, alegorias suntuosas, fantasias repletas de brilho e luxo e celebridades instaladas em disputadíssimos camarotes. De outro, subúrbios decorados com confete e serpentinas, sprays de espuma e a simplicidade de pessoas de todas as camadas sociais que tomam ruas e praças nesta época do ano. O que vem primeiro à cabeça quando se fala em Carnaval brasileiro?

Ainda que essas duas facetas da folia possam parecer divergentes à primeira vista, na verdade, elas têm muito mais do que o calendário em comum. Para a professora Helenise Monteiro Guimarães, vice-diretora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora de cultura popular e Carnaval, a festa carnavalesca é um dos eventos que melhor traduz a riqueza e a multiplicidade das manifestações culturais do Brasil. Ao mesmo tempo em que o feriado mais aguardado e comemorado pela maioria do povo apresenta uma tendência cada vez mais clara de espetacularização – marcada pela competição e disputa no desfile das escolas de samba -, ele também conserva traços de festa popular e profana, com o ressurgimento de blocos, bandas, grupos de bate-bolas, afoxés, bailes carnavalescos de clubes e bailes gays.

Caldeirão de cultura e símbolo do povo

“A contribuição do Carnaval para a ‘identidade brasileira’ é a de reafirmar nossa multiplicidade cultural e capacidade de reunir grupos de indivíduos de diferentes níveis socioeconômicos com a mesma força demonstrada, por exemplo, pelo futebol e a paixão de suas torcidas unificadas na grande competição que é a Copa do Mundo”, esclarece Helenise Guimarães.

O artigo completo está disponível pelo link:

Trechos do artigo de Camilla Muniz, publicado no site Opinião e Notícia em fevereiro de 2012.

ESPAÇO DO PATROCINADOR

Banco do Brasil – BB Remessas/BB Money Transfers

Quer um jeito rápido e seguro para enviar dinheiro ao Brasil? Consulte a BB Money Transfers, empresa do Banco do Brasil, pelo site: http://www.bbmt.com/ ou dirija-se ao representante do BB Remessas mais próximo da nossa região:

By Brazil Travel, Inc
11333 Georgia Ave
Wheaton, MD 20902
(301) 962-8275