Queridos amigos, as férias escolares estão chegando e, com elas, um ritmo de atividades bem mais leve para as crianças, como recomenda a Academia Americana de Pediatria (vejam artigo na seção Fonte de Consulta).

Mas junho não é só mês de férias. É também de grande relevância para a cultura brasileira pela celebração das festas juninas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos juninos têm diferentes características em todo o país e relembram tradições de cada região do Brasil. Na seção Fonte de Consulta há links para artigos com músicas, maquiagem e brincadeiras típicas em seção logo a seguir.

Ainda na seção Fonte de Consulta, publicamos o link para o documentário “Brazil com S – a língua portuguesa no exterior”, de 2012, apresentado especialmente na confraternização de fim de ano da ABRACE, em 01 de junho, e agora lançado publicamente para assistir e compartilhar.

Aproveitando a oportunidade de uma rotina com mais tempo para brincar e divertir-se, apresentamos na seção Dicas sugestões de muitas atividades e brincadeiras em português, para diferentes idades e ambientes. Aproveitem e divirtam-se!

Abraços da ABRACE,
Ana Lucia Lico
Diretora Executiva

Cláudia Barbosa
Diretora Escolar

Conselho de Administração:
Ana Lúcia Lico
Daniela Silva
Dalton Luz
Ilda Silva
Sônia Mendonça
Teresa Souza
www.abracebrasil.org

FONTE DE CONSULTA – artigo, festas juninas e documentário

Pediatras reforçam a importância das férias

Para entidade americana, as crianças nunca devem ser privadas do tempo livre das atividades acadêmicas, como as férias e os intervalos entre aulas

As férias escolares e também a “hora do recreio” são essenciais para um bom desenvolvimento da criança e é crucial que os estudantes não sejam privados, por qualquer motivo, desse tempo de descanso. Estas são as recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP) presentes em um artigo publicado na revista Pediatrics. Para os médicos, ainda, essas pausas são importantes para que o jovem desenvolva outras habilidades além das acadêmicas, como a comunicação, a cooperação e a partilha.

Para ler o artigo completo, clique no link: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pediatras-reforcam-a-importancia-das-ferias

Importância cultural das festas juninas

História das festas
As principais festas juninas são em homenagem a quatro santos: no dia 13, santo Antônio, são João no dia 24 e são Pedro e são Paulo no dia 29 de junho.

As comemorações se popularizaram e contêm até hoje alguns elementos da colonização do Brasil e pode-se percebê-los em diferentes regiões do país. A quadrilha, por exemplo, provém das danças realizadas nas festas da corte da realeza portuguesa no Brasil.

Diversificação
No Estado de São Paulo, as festas remetem à tradição caipira da região com doces e canções típicas dessa parte do país. Já no Nordeste, destacam-se as festas de São João de Campina Grande (PB), que leva dois milhões de pessoas em 30 dias de festa e tem no forró sua principal tradição musical. Caruaru (PE). por sua vez, comemora a mesma festa, mas com tradições diferentes como as bandas de pífano, os bonecos de mamulengo e a literatura de cordel.

Matéria completa: http://papofeminino.uol.com.br/mulher/para-criancas/conheca-a-importancia-cultural-das-festas-juninas/

Preparem-se!

Saibam como são as festas em diversas cidades do Brasil, como preparar seu filho para parecer um caipirinha de verdade, ouça as músicas típicas na rádio digital e muito mais clicando no link:

http://entretenimento.uol.com.br/eventos/especial-sao-joao-2013/

Documentário “Brazil com S: a língua portuguesa no exterior”

(com legendas em inglês):

Documentário pioneiro sobre o tema bilinguismo e português como língua de herança. Produção da Brasil em Mente de 2012.

Participações de Bela Gil, Carlos Saldanha, Lucas Mendes, Luiz Ribeiro, embaixador Luis Felipe de Seixas Corrêa, Vinicius Dônola, Roberta Salomone, Edison De Michelli, Maria Olinda De Michelli, Francesca Damato, Ana Maria Machado e a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, do grupo Palavra Cantada, que dão depoimentos sobre o assunto, inclusive com experiências pessoais e emocionantes.

http://www.brasilemmente.org/brazil-com-s.html

DICAS – atividades e brincadeiras

100 Dicas para divertir e educar seu filho
Distribuídos em grupos de 10: livros, brinquedos educativos, brincadeiras, passeios no Brasil e outras dicas para curtir com as crianças

http://educarparacrescer.abril.com.br/criancas/

Turma da Mônica

Passatempos, jogos e histórias em quadrinhos disponíveis no Portal da Turma: http://www.monica.com.br/index.htm

Catavento – folclore infantil
Contos, cantigas de ninar, cirandas, adivinhas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, trava-línguas, lengalengas e demais expressões do folclore infantil. http://www.jangadabrasil.org/catavento/

Aplicativos para aprender brincando

Diretório de aplicativos em português, divididos nas categorias: atividades cotidianas, canções, jogos e passatempos, livros e histórias interativas e língua. Todos os aplicativos são em português ou com o nosso idioma como opção.

http://brasileirinhos.wordpress.com/apps-para-criancas-em-portugues/